RECEITA DE ESTILO

Acho que quem escreve precisa ter um estilo próprio. Um pensador francês dizia: "O estilo é o homem!". Perfeito. Vejam que todo grande escritor possui a sua marca registrada: o seu estilo, inconfundível. Penso que até o caçador de ticacas, me caso, que gosta de "rabiscar", precisa possuir um estilo, mesmo acanhado mas um estilo próprio. E, claro, perseguir algo: tentar ser lido e compreendido por raros leitores. E para isso deve seguir um conselho de Conan Doyle: "Co a pena na mão, começo a compreender que a coisa tem que ser apresentada de modo a interessar o leitor". Em resumo: não adianta escrever difícil e nem sobre algo que não interessa aos raros leitores.

O ideal, para mim impossível, seria seguir a receita de estilo do Padre Antonio Vieira: "Aprendemos no céu o estilo da disposição, e também das palavras. As estrelas são muito distntas e muito claras. Assim há de ser o estilo, muito distinto e muito claro. E nem por isso temais que pareça estilo baixo; as estrelas são muito distntas e muito claras. O estilo pode ser muito claro e muito alto; tão claro que o entendam os que não sabem e tão alto que tenham muito a entender os que sabem".

O padre resumiu tudo. Ele era uma estrela maior das letras.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/06/2015
Código do texto: T5266753
Classificação de conteúdo: seguro