A Goteira

Ela começou meio tímida, há uns 40 anos, bem lá no canto superior esquerdo do quarto, no teto. Tímida, eu disse? É, acho que é isso mesmo, tímida, apenas um pouco úmida, quase sem gotejar. Com o tempo, foi se sentido a vontade, principalmente quando eu saia do quarto e ela o tinha só pra si. Goteiras devem preferir quartos vazios. Não gostam que a gente as fique olhando, pois no fundo sabem que são um estorvo. A minha eu acho que torcia por uma distração minha. Televisão, joguinhos de computador, filmes, muitos filmes. Distração minha, é claro, pois a goteira queria se concentrar no seu trabalho, o de gotejar. Queria que eu me alienasse e a deixasse em paz, mas nunca a satisfiz nesse aspecto. Sempre lhe deixei claro que não gostava de vê-la. De início, fazia isso com os olhos, depois passei a fazer com a mente e, finalmente, com a alma, o coração. Minha alma detesta goteiras e a minha acho que percebeu isso de modo flagrante. Bastava eu encará-la por um certo tempo e o ritmo das gotas diminuíam, a ponto quase de parar. Só não paravam por completo, penso eu, para não perderem a dignidade e razão de ser, já que sem gotas, goteiras não existem. Desses 40 anos até hoje, ela já se foi. Parou de gotejar por volta de uns 20 anos atrás. Sim, eu sei, passei muito tempo com ela. Mas há um ponto positivo nisso tudo. Podemos aprender com nossas goteiras. Afinal, elas traduzem desajustes, telhas quebradas ou com encaixe ruim. Durante esses quase 20 anos de convivência com a minha, eu nunca dei de ombros, pelo contrário, sempre a encarei de frente. Inútil tentar lembrar o número de vezes que subi no telhado à cata dos seus motivos. Motivos? É, isso mesmo, toda goteira tem um e, determinado, eu achei o da minha. Acabei com ela exatamente naquele dia em que, ao invés de deixar o motivo lá embaixo, na base da escada, plantado no chão, subi no telhado com ele. Por precaução, carrego esse motivo ainda hoje. É que eu descobri que goteiras diferentes têm motivos parecidos, se você acabar com uma, tem grande chance de dar cabo das demais.

GripenNG
Enviado por GripenNG em 02/06/2015
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T5264038
Classificação de conteúdo: seguro