O COTIDIANO É A VIDA, QUE SEMPRE VAI ESCREVENDO SUAS “HISTÓRIAS”... 17:50h

Neste mês de maio, que está para findar-se amanhã, escrevemos tão somente cinco singelos textos, poderíamos escolher aleatoriamente um deles e enviar aos amigos (as), pois há um “compromisso” de o fazermos no começo de cada mês, mencionando no final o nome dos textos que escrevemos neste período, mas optamos por digitar estas palavras...

O cotidiano pode representar as atitudes de cada um; há os que labutam na política, quando não vai bem refletem de modo negativo em toda sociedade; como ficarmos omissos a greve do professores no Estado do Paraná, que persiste a mais de dois meses, pasme! Pedem tão somente uma melhor condição de trabalho e que seus salários sejam corrigidos pela inflação dos últimos doze meses, que somaram 8.17%, entretanto o mandatário maior fez uma proposta “irrecusável”, pagaria 3.45 em três parcelas de 1.15% em setembro, outubro e novembro, e a diferença da inflação dos dozes meses de 2.015, seriam pagas em janeiro de 2.016...

Há evidências que os gestores públicos usam dois pesos e duas medidas, para os que vivem as benesses do poder tudo, para os “outros” nem tanto...

Em nosso Estado, houve aumento tributos de cinco vezes mais dos valores, que estão sendo reedificados pela nobre classe dos educadores; quando os gestores públicos não dão a devida atenção a Educação, não deixa de ser uma infeliz escolha, ao negligenciá-la os governantes serão levados a construírem mais prisões, que convenhamos nos atuais moldes, não os recuperam para uma vida digna, pois ao saírem de lá voltam a cometerem novos delitos...

Não deixa de ser o cotidiano negativo, que não gostáramos de estar escrevendo, mas ao mesmo tempo como ignorar?

...Muito se tem falado e escrito sobre as reais causas da violência, que ultimamente tem sido destaque na mídia, até mesmo com gestos de extrema crueldade, pois a vida do próximo não tem nenhum valor, muito pelo contrário são eliminadas sem dó e piedade...

Não deixam de serem as crianças de ontem, que se criaram, - em muitos casos com pais ausentes e a paternidade irresponsável. - mas, nós acreditamos, houve por vários motivos uma “falha” na Educação, escolas precárias, professores mal remunerados, desestimulados ao próprio trabalho em si, escolas com poucas horas de aulas, longe de uma Educação Integral, idealizado por Leonel Brizola * e Darcy Ribeiro*, que teve a ousadia de criar no Estado do Rio Janeiro nos anos 80, *500 CIEPs (Centro Integrado de Educação.) com lazer, esporte, higiene, em que as crianças faziam lá mesmo os seus deveres escolares, com supervisão de professores, e retornavam para casa, ao fazerem a sua última refeição da tarde...

É evidente que isto tem um custo elevado, porém, se isto acontecesse em larga escala em nosso país, a tendência seria construir um menor número de presídios no futuro...

*Números da Wikipédia

*Leonel de Moura Brizola, foi engenheiro civil político, nasceu: 22 de jan de 1.922 - Carazinho, Brasil Morreu: 21 de junho de 2.004 Rio de Janeiro, Brasil

*Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político brasileiro. Nasceu: 26 de out de 1.922 Montes Claros, Brasil Morreu: 17 de fevereiro de 1.997- Brasília, Brasil

Este adendo é nosso: coincidentemente nasceram no mesmo ano, teriam programado um trabalho em conjunto na área da educação antes de nascerem?!

Curitiba, 30 de maio de 2.015 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversifiadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net 18:43

Textos do mês de maio, que já estão no primeiro endereço.

70 ANOS DEPOIS... 07/5

LEI DO PROGRESSO II 11/5

LEI DO PROGRESSO III 12/5

“QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA”... 17/5

JÁ ESTAMOS NA ÚLTIMA SEMANA DE MAIO... 25/5

O COTIDIANO É A VIDA, QUE SEMPRE VAIS ESCREVENDO SUAS “HISTÓRIAS”... 20/5