CAUSA DA NOSSA SALVAÇÃO. "CAUSA SALUTIS".

Não basta viver e enfrentar esta vida terrena? De qual salvação tanto se fala e em torno da qual tanto se procura através de credos plurais. Na Índia os credos são muitos, e a demografia é expansiva e expressiva. Mas há uma calma invejada por muitos povos e a criminalidade mínima é dirigida a alguns delitos fortes ignorados pelo Estado como o estupro, circunscrito a números toleráveis. A velha condição secundária a que é submetida a mulher.

Há uma naturalidade no seguimento terreno que se transforma serenamente em outra vida. A cremação purifica, todos necessitam dessa purificação, as labaredas dão o banho de limpeza espiritual para seguir o caminho, só crianças e mulheres grávidas não são cremadas, são sepultadas. Já são puros através da inocência, irmã da virtude.

Com rigor, pela lupa da filtragem severa, ninguém é inocente entre nós. Todos têm faltas, maiores ou menores.

Maria a Virgem mãe de Jesus de Nazaré é causa de salvação por nos trazer seu Filho, que foi Ungido como o Cristo, o Rei.

Foi por isto crucificado na trama urdida por Caifás, chefe do rabinato, para obter de Roma, única autoridade competente através de seu representante para exarar condenação à pena capital, a crucificação. Era Jesus um sedicioso. E Poncio Pilatos não se livrou de condenar a essa pena um justo segundo ele, nem mandando Jesus para ser julgado por Herodes onde nasceu Jesus, assim fugindo de entrar na história como entrou. Herodes deveria julgar, era o local competente. Não logrou êxito, Jesus foi devolvido por Herodes com as vestes amarelas dos loucos.Foi o maior conflito negativo de competência da história do direito processual em todos os tempos.Ninguém apelou para Roma.Estava escrito.

Maria e Jesus, a Virgem que agora a Igreja trabalha para ser Corredentora ao lado do Filho, "Causa Salutis", foram humanos como nós, viveram uma vida como nós, só não foram pecadores como nós.

A salvação é terrena. De que precisamos ser salvos?

Da vida de dissipação em que vivemos, agora e nesse espaço, o que habitamos e impregnamos de maldades e egoísmos.

O romance das escrituras sagradas é romance, traçados de possíveis condutas e vidas dedicadas. Por isso contraditórios os evangelistas como reportagem histórica, sem afetar a essência.

As leis do Senhor se dirigem a quais exigências e em qual lugar?

A não matar, não roubar, não trilhar o caminho do mal enfim. Em qual lugar? No Planeta Terra. Para se salvar aqui em consciência. Viver em paz é salvar-se. Amar uns aos outros.

A vida eterna é a barreira da fé de cada um. A porta só se abrirá a quem deixa de viver a vida que é de salvação e paz.

Nossa vida, de outra forma acreditada na fé, não se abre em outra enquanto vivemos. Não há ameaças de torturas ou terrores na voz de Jesus, só na vontade de seus intérpretes. E Jesus não escreveu uma palavra que seja.

A vida permanece sendo interpretada com erronia,imagine-se a morte.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/06/2015
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T5263535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.