Identificação Sob a Pele?


Li no site da BBC News que a Epicenter, uma companhia de tecnologia na Suécia, começou a implantar chips sob a pele de seus funcionários. Através deles, é possível efetuar operações básicas como entrar e sair da empresa e usar a copiadora. No futuro, a companhia promete que também será possível que as pessoas paguem por seus cafés na cantina da empresa usando o chip. 

Por enquanto, a operação é opcional. Quem não desejar ter o chip sob a pele - ele é injetado no espaço entre o dedo indicador e o polegar - não precisará fazê-lo. Mas eu acredito que em um futuro próximo, todos serão obrigados a usar o chip. A companhia alega que a intenção é apenas acostumar as pessoas ao fato de que, dentro de pouco tempo, governos e companhias como Facebook e Google, entre outras, estarão usando o mesmo sistema de identificação de seus usuários, e aqueles que estiverem familiarizados com o uso dos chips, estará um passo à frente a fim de avaliar tal necessidade.

Bem, eu tenho minhas dúvidas... um chip de identificação contém informações sobre quem o usa. A quem elas estarão disponíveis, durante quanto tempo e quais os reais objetivos? O que elas podem causar à saúde de seus usuários? E quem não os tiver será impedido de utilizar serviços básicos? Bem, leis que regulamentem o uso de chips terão que ser criadas e implementadas antes que isto aconteça; mas o que era apenas uma ideia futurista, já está em prática. 

Mas de repente, lembrei-me dos atos violentos nas cidades brasileiras, onde as pessoas são mortas a tiros e esfaqueamento. Ladrões tentarão amputar nossas mãos e braços a fim de usarem os serviços oferecidos pelos chips neles implantados?

Outra coisa que me ocorreu, é que se cada empresa tiver seu próprio chip, logo estaremos usando tantos, que mal conseguiremos erguer a mão! Daí será necessária a criação de um chip universal?

Alguns dirão que a Bíblia previu estas coisas, e que estamos próximos do Apocalipse:  ‘’Seguiu ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz; Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa ou na sua mão, o tal beberá do vinho da ira de Deus. ‘’apocalipse 14-9 e 10’’. 

Será?

Algumas pessoas já usam chips em seus animais de estimação, pois se eles se perderem ou forem roubados, ficará mais fácil encontrá-los e identificá-los. Nossos celulares e computadores já contém chips que podem identificar onde estamos em questão de segundos. Acabou-se o anonimato.

Tudo isso me faz lembrar a magnífica obra de George Orwell, o romance futurista 1984: O Big Brother está olhando!

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 02/06/2015
Código do texto: T5263384
Classificação de conteúdo: seguro