BIOGRAFIA DO REI

No próximo dia 10 de junho, o STF vai julgar o processo sobre biografias não autorizadas. É o caso que envolve a polêmica biografia censurada do Rei Roberrto Carlos.

Na verdade, o STF vai julgar mais que o caso de Robwerto, ele vai julgar se um escritor pode escrever e publicar um livro sobre a vida de um indivíduo sem que ele tenha dado autorização para esse fim. Vão julgar mesmo a liberdade de expressão dos autores. Sim, porque o escritor não pode ser censurado. Se ele na sua obra, depois de divulgada, for provado que caluniou ou difamou, as leis permitem que seja processado, julgado e condenado.

É claro que há na vida das celebridades e de qualquer pessoas, detalhes (não os da música do Rei, aqueles são pequenos) que, revelados, podem causar algum tipo de constrangimento, é mesmo uma espécie de invasão da privacidade... É verdade, mas a pessoa pública, notadamente as celebridades, não têm mesmo esse direito, estão expostas, não possuem mais segredos. E, portanto, não podem censurar um livro sobre eles.

Se o STF mantiver a censura será um atentado à liberdade de expressão. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/06/2015
Código do texto: T5263303
Classificação de conteúdo: seguro