A FÉ DE ZORBA

Para mim, tanto o livro, "Zorba, o Grego", de Nikos Kazantzakis, como o filme estrelado por Anthony Quinn no melhor desempenho de sua carreira, são sensacionais. Biscoito Fino. Sempre releio o livro e assisto ao filme.

O que mais me prende no romance (prende e fascina) são as discussões e conversas entre Zorba com o seu patrão. É o debate da vida como ela versus as teorias livrescas. Zorba dá lições de vida e de fé. Ele acredita que Deus está no próprio homem e que devemos viver a vida até o último instantesem ter medo de ser feliz. Que a fé e a alegria de viver são fundamentais.

O autor resume a filosofia de Zorba num trecho do livro, quando esse personagem desconcerta o intelectual, seu patrão, com uma historinha do seu avô, um velho debochado, que certa época fora ao Santo Sepulcro, em Jerusalém. Quando voltou à aldeia, um dos seus compadres, ladrão de cabras que nunca fizera nada de limpo, lhe perguntou: "Então, compadre, não trouxe um pedaço da Santa Cruz do Sepulcro?". "E como não trouxe! Acha que eu iria me esquecer de você? Vá esta noite lá em casa, leve o padre para abençoar e eu lhe entrego. Leve também um leitãozinho assado e vinho, vamos festejar o acontecimento". Chegando em caso o avô debochado de Zorba, tirou da porta, j´´a toda carcomida, uma lasquinha de madeira, não maior que um grão de arroz, envolveu num pouco de algodão, pingou uma gota de azeite e ficou esperando. Quando o compadre ladão de cabras chegou com padre, trazeno, claro, o leitãozinho assado no ponto e o vinho, recebeu o presente. O sujeito se ajoelhou diante do pedacinho de porta, depois pendurou-o no péscoço e, enfim, como ninguém era de ferro devoraram a comida e a bebida. Desse dia em diante, o ladrão de cabras virou outro homem, Foi para as montanhas e juntou-se aos guerrilheiros. Corria bravamente entre as balas zunindo. Por que deveria ter medo se trazia com ele um pedaço da Santa Cruz? Seu corpo estava fechado.

Depois de contar a historinha Zorba vai ao ponto dando um xeque-mate no intlectual, diz rindo: "A idéia é tudo. Você tem fé? Entãouma lasca de porta velha vira uma santa relíquia. Você não tem fé? A Santa Cruz vira todinha porta velha".

Viva a filosofia de Zorba.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/06/2015
Código do texto: T5263300
Classificação de conteúdo: seguro