Ler ou escrever?

No meu entender estes são dois mundos maravilhosos, cada qual com suas peculiaridades e encantos. Duas vertentes verdejantes e espinhosas. Infelizes daqueles que não conhecem o poder da escrita e o sabor da leitura.

Todas as vezes que escrevemos um texto e o colocamos para o leitor, temos que estar preparados para as críticas, sejam elas construtivas ou não. Não conheço um único escritor que seja uma unanimidade. Mas conheço vários que se dizem os melhores e que nada publicam.

As críticas são para o escritor o leme do barco, são elas que fazem com que ele caminhe a favor ou contra o vento. Um belo exemplo disto são as novelas. Todos sabem que elas são escritas conforme a reação do telespectador.

Um dia desses recebi o comentário de um leitor sobre um dos meus poemas. Segundo ele: “a poesia é bela e esquizofrênica”. Confesso que li o comentário inúmeros vezes tentando descobrir o que foi que ele leu e que eu não vi. Uma das estrofes do poema é esta: o sofrer rasga minha alma/tiras ficam divididas como se fossem as cores do arco-íris brotando do chão.

Acho que foi aqui que nos vimos cara a cara. Foi aqui que ele percebeu que sou um menino de mente dividida, um “doente” que reflete o estereótipo de um maluco-beleza, um homem que produz versos que causam estranheza social e pedidos de socorro. Para desvendar meu “achismo” relatei à minha psicóloga estes fatos, no que ela respondeu: “ele leu a rima que você fez nas estrelinhas”. Nesse momento, me vi um louco de verdade.

__ Que rima é esta?

No que ela sentenciou.

__ Cor com dor.

__ Voei, voei mais uma vez.

__ Um arco-íris que brota do chão... o esquizofrênico despreza a lógica do mundo. Usa a fantasia (ou a poesia...) para tentar manter sua consciência e capacidade intelectual.

Devo dizer que fiquei feliz da vida com o comentário, sei que sou um louco pacífico, que não vou atacar ninguém, mas confesso: tenho medo de ser sedado, amordaçado, preso por aqueles que ainda não descobriram que, loucura, é o apelido de normal.

__ Ah, agora posso concluir que ler é mais difícil do que escrever!

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 14/06/2007
Reeditado em 05/10/2017
Código do texto: T526277
Classificação de conteúdo: seguro