A ESCOLA DOS SONHOS! (E o sonho ainda vai esperar! Ou já acabou e eu nem acordei?)
Se é o filho dos outros, dizemos: Nem todos nasceram para estudar. Mas, quando são os nossos: Por que largaram os estudos? Será se os pais ainda acreditam na escola como uma instituição que é necessária na formação dos jovens? Talvez, maltratam os professores para domá-los de acordo aos objetivos esperados pela comunidade escolar externa, não é!
Está claro que a família influencia na indisciplina escolar, especialmente por não primar pelos valores éticos, morais e sociais. Como diz, Francielly Gomes dos Santos Carmo: "A família é o sustentáculo da vida, com ela aprendemos o que é ser ético, respeitar a diferença de cada ser, os limites que nós temos, enfim é o início para convivermos em sociedade. Ela que nos enche de carinho e amor é o nosso bálsamo de segurança e conforto para enfrentar qualquer problema que venha adiante." Então uma família esfacelada não tem moral para cobrar da escola milagres na educação dos seus filhos. E por nem está disposta a contribuir com a escola!
Estou esperando viver o suficiente para ver a evolução na relação família e escola com o novo modelo de família que a sociedade já adotou, o casamento gay, por que com o pior, já estamos acostumado, a de pais separados. Disse com propriedade o Tiririca."Pior do que está não vai ficar". Ainda que eu concorde com sua expressão, há sempre uma nova possibilidade de piorar.
É de quem mais se respeita sua diversidade, que mais se espera bons fluidos! Porém são esses exatamente os que mais desrespeitam as normas tradicionais da escola, na tentativa de conquistar mais atenção gratuita! E assim, gera a indisciplina e a desordem no ambiente escolar. Como seria uma classe de 40 pessoas, todas fazendo o quem bem entender em nome da seu direito de liberdade? A escola que ensina a liberdade também sofre por não ter liberdade. E o sonho ainda vai esperar! Ou já acabou e eu nem acordei?