RESUMO DOS CLÁSSICOS

Sou um homem à antiga, não entendo direito as novas gerações e por isso, de vez em quando, me surpreendo com os jovens, principalmente com a sua quase total repulsa e desprezo em relação à cultura. Que fique claro que não estou generalizando, acredito mesmo que há exceções, jovens que têm gosto pela cultura que procuram ler, aprender e apreender a cultura. Mas são raríssimos, juro.

Dia desses, tive a oportunidade de ouvir um papo de um grupo de jovens num cafe. Cada um com sua maquininha batucando, mas conversando normalmente. Um deles disse: "Caraca, véio!, o professor de literatura entregou uma lista de 20 livros para a gente escolher e ler três no semestre, depois vai testar se a gente leu mesmo e dar nota". Outro, sem largar a maquininha, adiantou: "Eu já escolhi os meus três, fui na livraria e vi quais são os mais fininhos, fiquei com um tal Memórias de um Sargento de Milícias, O Ateneu e A Moreninha". Um terceiro foi ao ponto, também ligado na maquininha: "Porra, cara, foram os mesmos que escolhi, mas ainda vou pedir a um tio paa resumi-los em uma folha e meia ou duas patra dar uma lida e decorar alguma coisa, depois passo para vocês, podem ficar frios, isso é bronca safada".

Fiquei abismado com a conversa que me pareceu ser séria, era aquilo mesmo que eles pensavam e faziam em relaç~qao à literatura. Mas dei uma conferida perguntando a um professor da matéria que mora no mesmo prédio que moro, ele confirmou e disse que resumiram Grande Sertão, Veredas, em quatro páginas, existe até especiaslitas que fazem esse trabalho por dinheiro. Foi além o professor, disse que sua própria filha que tem 20 anos e o filho que tgem 18 não sabem quem é Chico Buarqwue de Holanda, assim como pensavam que Machado de Assis era um político do PT.

Reduziram e descartaram a cultura.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/06/2015
Código do texto: T5262126
Classificação de conteúdo: seguro