A FAMA DO CAPITÃO CAUTELOSO

O bairro da Cachoeirinha é tão velho quanto Belo Horizonte e lá funcionam mais que tradicionais comércios familiares, entre eles os costumeiros barzinhos. Um desses bares passaria despercebido, não fosse o seleto grupo de cinéfilos que ali se reúnem desde 1982, no endereço sito à Rua Caconde, 1380, Cachoeirinha.

Já no seu original nome, “Capitão Cauteloso”, obra da especialidade artística do Sr. Mauro Dell,Isola, cinéfilo desde criança, anuncia sua predileção por filmes antigos, em especial os do ator VICTOR MATURE, morto aos 84 anos no dia 04/08/1999.

Além do ponto de encontro, o comércio é sede de fã-clube do ator, existindo no bar um painel exclusivo sobre Victor Mature, o qual é sempre muito elogiado pelos freqüentadores e visitantes que adoram cinema.

Fã inconteste do referido ator, Dell,Isola cita de cor dados biográficos do artista, títulos de filme e coadjuvantes, achando inclusive que Mature foi um dos atores mais versáteis do cinema, tendo atuado em filmes de gêneros diversificados, ou seja:- faroeste, policial, bíblico e musical.

Sempre aos domingos a TV de 50” do “Capitão” exibe um filme. O último foi “UMA VIDA MARCADA”, com Victor Mature, é claro, Richard Cant e Shelley Winters. Para os que não sabem, "Capitão Cauteloso” é a tradução literal de “Captain Caution” de 1940, dirigido por Richard Wallace, com Victor Mature e Alan Ladd. É um filme de ação, em que um capitão comanda um navio rumo aos mares da China, durante a guerra.

Eis abaixo alguns dos ilustres freqüentadores do “Capitão Cauteloso”, há décadas, entre eles Paulão (o atleticano), o “cerebral” Fabrício Oliveira, Edmar, Sonia, Nilton, Fabíola, Henderson, o contestador “Toninho do Seu Edson”, Sávio, Borges, Léo, Geraldo Codorna, Neném Taxista, Tafarel, Jorge (técnico em geladeira), Sérvio, Dr. Gilberto, Dr. Dáride, Dr. Frederico, Dr. Hideraldo e outros.

O pitoresco local tem, pois, essa mística sobre cinema, música, literatura, política, reunindo amigos e vizinhos em torno duma bebida gelada, petiscos caseiros e alegria, muita alegria de viver!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 31/05/15

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 31/05/2015
Reeditado em 01/09/2015
Código do texto: T5261482
Classificação de conteúdo: seguro