A Legítima Aposentadoria Celeste

Há uma Guerra Santa no ar, em várias partes da Terra, de proporções imprevisíveis e ameaçadoras.

Contudo, há uma bandeira religiosa comum.

“Não necessito crer em Deus:

Eu sei (I know)” – JUNG, em entrevista concedida à BBC de Londres (1995).

Pai, Pai, por que Vós nos abandonastes?

O homem é um animal social (Aristóteles).

O homem é um animal social, embora o maior conflito que possa experimentar é aquele consigo mesmo.

A credulidade, em alguns casos, é maior que a inteligência.

A Religião, como função psíquica – fenômeno universal encontrado desde os tempos mais remotos, em cada tribo, em cada povo, acompanha de perto o processo de evolução social humano.

A crença em um Deus único, absoluto e distante não participa, contudo, dos conflitos humanos. Para tanto, contamos com alguns aliados:

- a Inteligência;

- o Livre Arbítrio;

- o Bom Senso e outros atributos.

O Inconformismo e a perda da fé, atitudes desagregadoras, só se resolvem no plano social e psíquico. Não cabe, portanto, o queixume acima (“Pai, Pai [...]”).

O sistema psíquico, segundo Jung, pode ser comparado a um vasto oceano (Inconsciente), no qual emerge pequena ilha (Consciente).

“O arquétipo do Divino, presente no Inconsciente Coletivo (Self), quando se confronta com o Ego, presente no consciente, corre o perigo de desintegrar-se. Como meios de defesa, o homem criou os rituais religiosos coletivos que funcionam como anteparo de proteção ente o Divino e o Humano.”.

“Cristo, no Ocidente, pela sua superioridade espiritual e grandeza heroica, é a analogia mais próxima das significações do Self Divino em nossa cultura” (o Nosso Verdadeiro Pai). Outros exemplos:

- Cristo e Deus Trinitário;

- Moisés e Jeová;

- Maomé e Alá;

- Arajuna e Vish Nu (Mestre Joga);

- Pajé e Tupã.

Aspiração fervorosa no seio da Igreja Católica conduz a promulgação do Dogma da Assunção de Maria (1950 – Pio XII) – A Virgem Maria Imaculada, Mãe de Jesus, elevada aos Céus em corpo e alma.

O Dogma da Assunção não significa que a Virgem tenha atingido o status de deusa, mas, pelas mesmas razões aplicadas a Jesus, Maria, mãe de Jesus, é a analogia mais próxima das Virgens Santas em nossa cultura (A Nossa Verdadeira Mãe).

Ateu – Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos Deuses; ímpio. (Novo Dicionário Aurélio).

Agnóstico – Posição metodológica pela qual só se aceita como objetivamente verdadeira uma proposição que tenha evidência lógica satisfatória. Atitude que considera fútil a metafísica (Novo Dicionário Aurélio).

“Jung reconhece que todas as afirmações religiosas são impossibilidades físicas. Considerar-se somente aquilo que se apresenta na forma de um dado físico para estabelecer critério de uma verdade é desconhecer, por outro lado, as verdades psíquicas, que, do ponto de vista físico, não podem ser explicadas ou demonstradas, da mesma forma que também não podem ser recusadas.”.

- Freud (Nasceu na Tchecoslováquia em 1856 – Pai da Psiquiatria).

- Carl Gustav Jung (Nasceu na Suíça em 1875 – “Sucessor e Príncipe Coroado” – Freud, em carta datada de 16.04.1909 para Jung).

A maior parte do que consta nesta breve apresentação é a reprodução de trechos do livro: Jung – Vida e Obra, de autoria de Nise da Silveira, médica psiquiatra, que no dizer de Graciliano Ramos, em memórias do Cárcere, não foi obra do acaso.