NOMES AOS BOIS

Algumas pessoas criticam, picham, esculhambam, mas no geral. Quase ninguém dá nome aos bois. A audácia, a excitação, o frenesi e o frisson da valentia cívica de repente, não mais que de repente, é atenuada pelo medo de ter que responder em juízo por crime de cal´nia e difamação, aí fala-se no geral, especula-se, faz-se ilações malabaristas, recorre-se à covardia de filigranas astuciosas.

Nada contra, seguro morreu de véio, até porque a valentia é uma forma de irresponsabilidade ou sitoma de loucura. Vou mais longe: a valentia é ficção. E ser bocão não é ser valiente.

Raramente se vê alguém dar nome aos bois, é uma raridade. Sim, admito, há exceções. Principalmente qando pinta no pedaço, ou seja, no âmago do indivíduo o ódio avassalador, ele pode levar o carinha a dar nome aos bois, ele pode at´´e declinar os nomes de todos os bois de uma boiada. O ódio provoca a violenta emoção. O ódio, por assim dizer, tem um pouco de caráter..

No tempo da ditadura um único intelectual, que eu me lembro, deu nome aos bois. Foi Chico Buarque de Holanda, no seu romance "Fazenda Modelo", ele colocou todos os nomes dos bois, se chamavam Jucenal, Lancelotte, Eloína e Bidu.

Não me lembro de outro intelectual ou esquerdiats que tenha dado nome aos bois.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/05/2015
Código do texto: T5260973
Classificação de conteúdo: seguro