COLEGA DE CULTO

Vivemos numa época que até o espanto está em baixa. Nada mais assombra as pessoas, elas se acostumaram a aceitar quase tudo. O antiespanto virou cultura. Isso é bom? Acho que anaão, há muita acomodação. E desesperança. Muita aceitação das decisões vindas de cima para baixo. Está faltando fé em nós próprios. E quando se tenta reafgir é de forma imprópria. Veja-se que alguns radicais chegam até ao absurdo de defender a volta da ditadura militar. O que falta, na minha modesta opinião, é cada um fazer a sua parte e, quem sabe, sermos mais solidários uns com os outros, principalmente com os mais pobres, execermos os nossos direitos e deveres de cidadania, sem nos acomodar e sem aventuras e nem posicionamentos fascistas ou golpistas.

Mas não devemos nos acomodar nunca. Se nos acomodarmos perderemos totalmente o nosso senso crítico e nada mais nos espantará e nem indignará, vamos engolir qualquer absurdo, de cabeça baixa, comocordeirinhos ou a manda de bis que marcha para o matadouro. Não podemos nos acosrtumar e nem aceitar o absurdo. Lembro de um trecho de um livro de Kafka: "O leopardo invadiu o Templo na hora da cerimônia sagrada. Houve pânico entre os fiéis. Voltou no dia seguinte e de novo houve pânico. Quando voltou no terceiro dia, passou a fazer parte do culto".

Não podemos aceitar esse colega de culto.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/05/2015
Código do texto: T5259952
Classificação de conteúdo: seguro