Cuidado com o que você vai escrever!
Nikka chegou à casa preocupada, ansiosa e foi logo falando para sua mãe:
-Mãe! Um amigo meu que foi para a segunda parte da prova, me disse que “lá” eles mandam fazer uma redação...
-Ora, você vai “tirar de letra”. Você escreve bem. Tem imaginação fértil. Nisso você é boa. Porque está assim preocupada???
-Não mãe! Eu ainda não disse tudo: A redação é de tema livre. Ai, eu não sei sobre o que escrever. E agora???O que faço? Ajuda-me. Você escreve bem. Você escreve uma redação para que eu possa ter uma ideia do que escrever ai eu leio e depois faço a minha quando eu estiver lá na entrevista.
-Ah Nikka...Essa redação tem que ser feita só por você. Sabe? Li sobre isso: Quando pedem uma redação com um tema livre, na realidade, os entrevistadores querem avaliar o perfil psicológico da pessoa que está sendo entrevistada.
Olha: Se pedirem para escrever a redação em uma folha de papel sulfite sem linha e tiver mais que uma folha, é porque você será avaliada por um grafólogo.
Nesse caso, procure não escrever forte apertando a caneta sobre o papel, pois sairá na outra folha também. Cuidado com a letra!
Ah! Faça com que fique uma coisa bonita, um texto limpo, sem rasuras, com margens. Observe a pontuação, não repita as palavras, não escreva gírias... Prenda a atenção do leitor!
-Isso eu sei, né mãe!
-Bom, então a redação será ótima! Boa sorte!