JÁ ESTAMOS NA ÚLTIMA SEMANA DE MAIO...

O mês de maio, já está quase chegando ao fim; aliás, quando falamos de “tempo” e “espaço” não faltam teorias para defini-los, não nos atrevemos a isto, mas tão somente destacar algumas efemérides do mês em curso.

O segundo domingo de maio se consagrou às mães; há vários textos em nosso Blog enaltecendo esta data, do mesmo modo sobre a escravidão, cuja data consagrada é dia 13; o dia de hoje, -25- Dia Nacional da Adoção. Em nosso país há trinta e cinco mil crianças aguardando por este gesto de Amor...

Quanto ao nosso cotidiano de maio, seguem sendo repetitivos em muitos aspectos; em nosso estado persiste a greve dos professores, que já duram quase dois meses. O ano letivo já está comprometido, o calendário escolar terá que ser “adaptado” para que se cumpram efetivamente os 200 dias exigidos por lei.

Há um impasse, porque não dizer intransigência de ambas as partes; - governo e professores. - os professores, querem a reposição de seus salários em pelo menos o índice da inflação dos últimos doze meses: 8.17%, o governo por seu lado somente oferece 5%; - pasmem! Que será paga em duas parcelas. – certamente, para “salvar” o ano letivo alguém terá que ceder...

Governantes e governados nem sempre chegam a um consenso; entretanto, a Educação, deveria ser sempre tratada em primeiro plano, pois é através da Educação, que se constrói um país mais justo e solidário. Ela pode e deve se constituir na “ferramenta” que mudará o Brasil, hoje “refém” da violência, corrupção, dos governantes que não tem prioridade nos gastos públicos, que estão levando o país uma crise política e econômica sem precedentes, pois os governantes perderam o bom senso gastam mais do que arrecadam.

Em nosso Estado, todos os seguimentos foram afetados com “reajustes” de impostos muito além dos patamares “civilizados”, o IPVA, 40% Luz e Água quase chegaram a este patamar, entretanto o “campeão” foi o DETRAN, cujas taxas “inexplicavelmente” subiram mais de 200%...

Diferente do governo anterior, - Roberto Requião. - passou os dois períodos de seu governo, sem reajuste, nestes setores que acabamos de mencionar; nunca deixou da conceder os aumentos anuais aos funcionários públicos, às vezes até além da inflação...

Enquanto, os governantes não zelarem pelas prioridades nos gastos públicos, estaremos sujeitos a viver em permanentes “crises”, pois segundo um pensamento de Abraham Lincoln, um dos maiores Presidentes dos EUA, “Não poderás criar estabilidade permanente baseado em dinheiro emprestado.” Infelizmente - vide verso - o país mencionado não segue a isto, pois “cultiva” um crescente déficit público; e o nosso? Há muito tempo vem aumentando a cada ano o seu déficit público em âmbito Federal, Estadual e Municipal, pois segundo o nosso atual Prefeito, a Prefeitura somente terá “equilíbrio” em suas contas em 2.018... Certamente, completamos “nós”, se o metrô de nossa cidade sair do “papel”, estas previsões terão que serem revistas...

Curitiba, 25 de maio de 2.015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

walmor.zimerman@bol.com.br