Vencendo a exclusão

Hoje eu li um artigo sobre a exclusão social, voltei ao passado lembrando da infância de nossa família, nossas dificuldades.

Hoje temos um panorama diferente. Tínhamos pouco mas o principal era o sonho de vencer, de ajudar nossos pais. Tínhamos o sonho de ter uma casa, de estudar, de ter um diploma. E o mais importante era vencer sem roubar, sendo éticos, de acordo com a disciplina herdada pela família, sem bens materiais, porém honrados.

Voltei ao passado lembrando de meus irmãos, na adolescência entregando pão e leite nas madrugadas, carregando carrinho e sacolas de compras das senhorinhas, etc. Tudo isto não denegriu nossa imagem, não nos prejudicou. Muito ao contrário, as dificuldades que passamos ajudou a enfrentar o período de criação de nossos filhos. Cada um de nós sabe o que passou.

Fomos excluídos quando pequenos, mas com determinação superamos. Uma coisinha de cada vez e o tempo vai passando. Tenho como outro exemplo meu irmão Noel. Eu sei tudo que ele fez para ganhar o dinheiro HONESTAMENTE. E por aí vai. Não dá para mencionar todos os exemplos perto de nós, mas existem muitos.

Enfim, a exclusão social sempre existiu, mas os protagonistas mudaram no jeito de ultrapassar as dificuldades. O tema é polêmico, difícil.

...