ATO - Atendimento Técnico à Obra - causos

Nosso setor mínero-metalúrgico encontra-se em baixa e “nosotros” que somos da área, passamos por dificuldades com o emprego em queda livre.

Depois de muita reza e promessas diversas para São Judas, Santo Expedito – o das causas impossíveis – à procura de recolocação, aqui estamos nós, ¹ há milhas e milhas de distância de casa, para ajudar na implantação da Oficina de Vagões da Vale em Pequiá - Açailândia – MA, ainda que de forma temporária.
Nossa equipe do canteiro de obras é formada por Aroeira, da mecânica – este que assina-, Josimar (Chatão) da tubulação - não arrisque chamá-lo de Josi - e Walmir da civil, velhos companheiros de trabalho da década de 80 e por último um jovem de uma Nova Era, forte, o paquito Ivan Pastor, da instrumentação – disciplina indispensável, além de necessário em nosso meio não só pra quebrar a irreverência, como pra não deixar-nos cair em total abandono. Disse que vai embora da cidade falando inglês fluente.  
Mas deixemos isto de lado e vamos que vamos. Siga “la pelota”.
Dia desses, debaixo de muito sol, poeira e roupa azul de manga comprida, eu falava com os colegas de uma situação a qual julgara de injusta e arbitrária, quando sem mais nem menos, entra na conversa o seu Walmir; careca tipo coroinha, nariz redondo, olhos saídos, fala metálica, botina lustrosa, morenim chestroso, queimadim de praia com tendência a clarear.
Arranca seu minúsculo celular e vai logo dizendo:

- vou ligar no ATO pro ²Amintão.
Num vai ligar pooomba nenhuma! – falei.
Cê num perde aquela velha mania de resolver tudo, pra todo mundo, né?
Aqui não! Aqui não é Zeca Pagodinho “vida leva eu”.
 Aqui “vida levo eu!” rapaz.
Bati forte na direita gritando: - aqui é ³Aroeira.
Cravei um forte soco e um karatê na mesinha de café – instalada dias antes em nosso acanhado container de trabalho.
Tá certo que doeu mais de semana, mas putz cara; quase quebrou o tampo, óh!

A turma caiu em gargalhadas num riso fácil, mas só depois de passado todo o espanto.
Também não era para menos já que partira de alguém de voz baixa e fala mansa, aquela súbita e inusitada reação.
Trancamos gavetas, fechamos a porta à caminho da Duster e encerramos a jornada do dia.
Rsrsr...

 
 
¹ - isto tá parecendo o Conjunto Blitz – Evandro Mesquista,
    25 anos atrás

² - Amintas Neto – ATO Zeppelin - secretário-mor do Clóvis –           (morcego) um grande caratinguense (MG.) de    
    aproximadamente dois metros de altura.

³ - madeira de cerne durável, imputrescível, considerada a mais resistente do Brasil.
     No interior de Goiás fala-se que “aroeira” dura a vida toda,
     mais 100 anos.

   - meu apelido no futebol Vale Brucutu.
         
 
Afonso Rego
Enviado por Afonso Rego em 23/05/2015
Reeditado em 25/05/2015
Código do texto: T5252412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.