A ÂNCORA

Há uma paz que não se pode medir, uma calmaria silenciosa e plena em nosso coração quando temos a certeza de haver feito algo de bom!

Conheço uma frase certeira que diz: “Quem não serve para servir, não serve para viver!”

Vejo que isso é algo de muito precioso por ser verdadeiro na essência.

Não há prazer maior do que aquele que nos cobre da satisfação em ser útil, em despertar no outro alguma coisa boa, que lhe faça bem e lhe desperte o desejo de gratidão, a vontade de nos dizer espontaneamente o quanto somos importantes ou essenciais para sua cura, sua melhora, seu bem estar! É bom saber que podemos ser essenciais para alguém, para alguma causa, alguma necessidade pessoal ou coletiva.

Seja em que seara se possa atuar em serviço, essa é a maior fonte de nutrição da alma, sem dúvida!

É interessante observar que, quando se está amando, sejamos homens ou mulheres, a grande fonte de paixão e amor é o desejo de um pelo outro. Esse desejo se expande no servir aos anseios do parceiro e essa se torna nossa grande fonte de prazer pessoal e vice-versa. Quando dois estão a serviço disso o amor se perpetua e a paixão não esmorece.

Em outras situações, seja quando alguém nos solicita ajuda de qualquer espécie, ou quando percebemos a importância da nossa atuação solidária sem cobranças ou solicitações de qualquer espécie, quando podemos ser úteis de alguma forma, há um retorno de imensa paz e alegria por podermos ajudar ... Se formos reconhecidos por isso é carinho bom de receber, mas não essencial, pois se nada nos for dito ou demonstrado, pode ser até mais reconfortante ver de longe os resultados e ouvir da consciência a aprovação daquilo que doamos sem nada esperar em troca!

Em maior escala, se pudermos atuar em algo que traga benefícios à coletividade, nos sentimos envoltos em uma aura de grande prazer quando agimos com a inocência do servir, sem nos agregarmos a interesses regidos pela vaidade ou poder mundanos.

Para singela confirmação disso temos a imagem do “Sagrado coração de Jesus”, ícone iniciático exemplar e presente em tantos lugares, a nos dizer qual a verdadeira linguagem que devemos adotar em todas as situações.

A paz está oculta na capacidade de servir sem expectativas e o amor é a emoção como resultado final da ação de agir nesse sentido!

Por isso gosto de dizer a quem me agradece algum gesto ou ato de solidariedade que sou eu que devo agradecer a oportunidade de servir e não o contrário!

Tudo nesta vida é evolução e a evolução está ancorada no serviço!

Cristale
Enviado por Cristale em 23/05/2015
Reeditado em 23/05/2015
Código do texto: T5252286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.