CADA CARRO TEM SUA “HISTÓRIA”... 11:34

Hoje, nossas Reflexões do Cotidiano, sairão das habituais. Defronte a nossa casa, já faz algum há um veículo Monza estacionado,* permanentemente, como se fosse a sua ultima viagem e ali ficaria sempre para encerrar seus dias...

No começo ficamos curiosos, pois estava escrito no vidro trazeiro vende-se R$ 2.000, 00 o telefone o nome da pessoa. A principio tivermos a dificuldade de ler, uma das filhas “decifrou” o nome Gafanhoto, que não deixa de ser um apelido não muito comum...

A curiosidade nos levou a perguntar o ano do, ficamos sabendo que era 1.992, havia um porém do preço ser baixo, o veículo tinha R$5.500,00 em multas, isto certamente “afastou” os interessados; a princípio tivermos interesse em comentar com nosso mecânico, e o que fizemos numa primeira oportunidade. Segundo nos informou comprara o Monza do pai, (l993) único dono, e que o seu preço de mercado era de R$5.500...

Bem aqui os preços foram baixando, mil, oitocentos, e os valores foram apagados, pois os seus componentes foram sendo vendidos aos poucos, até as rodas, o que sobrou continua “estacionado”, o que não deixa de ser um triste fim para um veículo que foi sonho de consumo, nos início da década de 80...

Durante 14 anos 1.982/1.996 foi um dos lideres de venda, na época se apresentava como um dos carros mais completos, este modelo representou o conceito de Carro Mundial, na realidade os componentes eram feitos em vários países, na realidade representava o início da economia “globalizada”, palavra tão em uso nos anos subseqüentes...

Se naqueles anos o mercado era comandado por poucas montadoras, hoje ouve uma “invasão” de novas indústrias que aportaram em nosso país, inclusive uma da China, apostando em nosso mercado; um dia desses ouvi, no Brasil se produz, - atentem por estes números. – 10 mil veículos por dia, o que pode dar aproximadamente perto de quatro milhões de veículos por ano...

Entretanto, fica um senão, as ruas das cidades são as mesmas, e a crescente chegada de novos veículos, inevitavelmente, ocasionará cada vez mais a lentidão do tráfego, não deixam de serem os desafios da “modernidade”, cuja a solução estaria no melhoramento do transporte público, e carro? Ficaria para o lazer dos finais de semana; o que não deixa de ser um sonho utópico pelo que evidenciamos no momento em nossas grandes cidades, em que falta espaço para os usuários do transporte público...*O Monza foi produzido de 1.982 a 1.996 vendeu 857 mil unidades. Curitiba, 24 de novembro de 2.014 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net83.net 12:17

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/05/2015
Código do texto: T5250924
Classificação de conteúdo: seguro