SOBERANIA DO TEMPO. MÊS DE MARIA.

"Vida útil esperada da terra, 10 bilhões de anos", não conhecia esse dado que recebo com naturalidade tirado de crônica de Bernard Gontier. Coincidências, um grande amigo hoje falava comigo sobre o tempo, essa velocidade que não vemos, ou melhor, passa de tal forma que não percebemos seu vigor.

Disse para ele e destaco sempre sua soberania. O que é o tempo? Pura soberania, quem mais a tem? Ninguém, por ser ele dito pela insuficiência humana como SENHOR DA RAZÃO.

Até onde foi a pouca inteligência do homem, entregou ao tempo a razão, O Senhor da Razão, quem está acima do discernimento por ser Senhor. O discernimento busca, quem é "dominus" domina, não busca, é soberano, é Senhor, é tudo. Configura o universo em seu escoar, em seu surgimento e nas suas mutações.

Sim, somos seus vassalos, eternos buscadores, o tempo é Senhor, e por isso ele não se desculpa, o servo se curva diante do senhor, e reconhece sua supremacia.

E meu amigo falou sobre o que sempre falamos, nossa insignificância diante do tempo. Por que essa qualificação? Por não medirmos e sermos medidos em espaço quando de nossa atuação no planeta que acabaria em dez bilhões de anos.

Quem assistirá a finitude é o Senhor, o Tempo, que a todas as transformações do planeta já assistiu, soberanamente sem ser atingido.

E nele o misticismo e luzes diversas que surgiram ficam, ficaram e ficarão, pela Luz da Inteligência, do amor e da caridade, de personagens como Cristo e Maria, que foram pessoas como nós e estiveram aqui faz pouco tempo, aproximados anos antes de surgida a consciência desses mesmos dons, inteligência, amor e caridade.

Só existimos como espécie a 120 mil anos, nossa linguagem tem 60.000 anos. A Imaculada Virgem a quem tantos votos fazemos esteve aqui para sofrer datam poucos anos, próximos dois mil. Bom de considerar esse tempo dentro dos tempos que o tempo e só ele assiste.

E o tempo é do Cosmos, de um Pai Infinito a Quem vamos na metamorfose, ao próprio Tempo. Como no Gênesis, "No princípio criou Deus o céu e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face ....".

"No princípio..." , só o tempo tem princípio, e o princípio é Deus, o Senhor, a Razão,o Tempo.

Habacuque o Profeta dizia que segundos nossos são milhões de anos diante da eternidade, diante do Tempo infinito, destaco. E nessas pegadas estamos no mês místico da Virgem Maria que tanta luz trouxe para nossos tempos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/05/2015
Reeditado em 21/05/2015
Código do texto: T5249093
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.