DUPLAS LITERÁRIAS

Sou alguém sem títulos, o único diploma que possuo é o do curso ginasial, feito na marra. Mas sou um curioso. Gosto de ler o que escreveram os escritores mais badalados.

Li, por exemplo, alguns livros de Darci Ribeiro, Milton Santos, Josué de Castro, S´wergio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Celso Furtado, Raimundo Faooro...

Todos eles são realmente geniais. Como mero leitor gostei muito. Mas há allguns escritores e intelectuais também muito badaladios, principalmente pela mídia, que acho com mais fama que valor literário. Admito, repito, que não tenho gabarito para fazer essa crítica. Mas é o que penso. Por exemplo, Fernando Henrique Cardoso e Marcos Vinícius Vilaça não se me afiguram grandes escritores. O primeiro, no meu entender, só tem um livro realmente importante, aquele que fala na Teoria da Dependência, intitulado "Dependência e Desenvolvimento na América Latina". Só que esse livro foi escrito em parceria com o sociólogo chileno Enzo Faletto. Pergunto: de quem é o mérito maior? Ninguém sabe, pode ser do chileno. O segundo, o Vilaça, que foi presidente da ABL diversas vezes,,que aparece frequentemente na imprensa com artigos mediocres, tem um livro interesaante, apenas um, o "Coronel, Coronéis", uma análise dos coronéis pernambucanos. Mas, da mesma forma de FHC. esse livro foi escrito em parceria com o também pernambucano. Roberto Cavalcanti de Albuquerque. Pergunto: de quem é o mérito maior? Dividiram os coronéis?

Sei não, mas duplas literárias acho coisa meio estranha, penso que escrever é algo pessoal. Na música até que da certo, a gente distingue o letrista do músuico, caso de Aldir Blanc e João Bosco, Chico e Francis Hime, Vinicius e Baden Powell... Mas na literatura fica difícil, fica parecendo dupla sertaneja, ninguém sabe quem é mais ruim.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/05/2015
Código do texto: T5248064
Classificação de conteúdo: seguro