UDN EM COMPOTAS

A UDN foi o partido que fazia oposição sistemática a Getúlio Vargas. Era formada por entreguistas juramentados, ´golpistas notórios, além, justiça se faça, notáveis juristas e homens reacionários mais dignos, estes eram exceção.

O mais exaltado e radical era Carlos Lacerda, apelidado "O Corvo". Era jornalista, me parece que proprietário da Tribuna da Imprensa e deputado. Desancava diuturnamente Getúlio, principalmente quando este se candidatou a presidência em 1950 ou 51, não sei precisar. Eis um trecho de um dos seus artigos e pronunciamentos: "O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve se candidatar à presidência. Candidato não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar".

Hoje UDN está de volta fantasiada de PSDB, DEM e outras siglas menores. Com o mesmo reacionarismo e frisson golpista, mas sem o talento dos udenistas do passado. É uma UDN em compotas. Não podemos comparar Aecito com Lacerda; nem Aluíso Nunes Ferreira com Adauto Lúcio Cardoso; nem José Agripino com Pedro Aleixo, muito menos Mendocinha com Aliomar Baleeiro; nem Bilac Pinto com Ronaldo Caiado, nem...

Mas a intenção é a mesma, substituiram apennas o talento pela agressividade e grossura. E não possuem um pingo de respeito aos valores democráticos. Pregam o golpe e desestabilizam a democracia sem nenhum pudor. É a UDN em coompotas.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/05/2015
Código do texto: T5248059
Classificação de conteúdo: seguro