G E N O Í N O
Não sou petista, mas sempre admirei o PT, sempre votei no PT, sempre fiz campanha em favor dele. Hoje estou magoado com o PT devido a ação perniciosa de alguns aloprados e dos que foram coniventes com os malfeitos deles. Mas ainda acho que o partido possa se redimir.
Acompanhei a via crucis do PT do meu cantinho, lendo, conversando com amigos e companheiros de luta, refletindo. Asssim, baseado na minha própria avaliação, acho que a maior vítima desse processo de desgaste foi o ex-deputado José Genoíno. Ele errou ao assinar um contrato com um certo banco em nome do partido do qual era presidente, mas se a direção, o colegiado, decidiu pelo empréstimo, ele teve que fazer isso, foi uma espécie, convenhamos, de tarefa partidária, uma decisão de todos e não uma iniciativa solitária de Genoíno.
Pergunto: se Genoíno fosse corrupto, depois de ser investigado por uma operação pente fino, cadê a fortuna dele? Que bens desonestos e fabulosos possui Genoíno? Cadê sua fortuna no país ou em paraísos fiscais? Que patrimônio desonesto foi apontado por seus algozes como sendo seu? Qual o crime hediondo que esse cara praticou para merecer o ostracismo e o repúdio da esquerda?
Vamos ser sinceros, Genoíno foi um verdadeiro Combatente da iberdade, peitou a ditadura lutando de verdade, foi um rande parlamentar. Vou mais longe: fizeram com ele uma grande injustiça, foi punido por causa de uma assinatura num empréstimo. Só isso. Não se deu a ele o benefício da dúvida. Era preciso puní-lo para atingir o PT do qual era presidente. Genoíno não foi só punido, foi linchado injustamente.
Acho que merece não perdão, mas reconhecimento e volta à vida partidária. Foi uma vítima da ofensiva contra o PT, partido que errou, que se nivelou ao fisiologismo dos demais, mas que mesmo assim não pode ser totalmente destruído. Ele pode resssurgir das cinzas. Eu acredito nisso.