LEI DO PROGRESSO (III)

Aproveitando o tempo disponível, - estamos convalescendo de um forte resfriado. - para dar seqüência a alguns tópicos da Lei do Progresso. É evidente que o assunto é bem abrangente e não se “esgota” com este terceiro texto sobre o assunto.

Vamos, desta feita nos restringir a quatro perguntas e respostas, muito embora reconheçamos que todas são importantes. Resolvemos além das três últimas perguntas, incluir mais uma:

a 799 – De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? (questiona Allan Kardec). - Destruindo o materialismo, que é a chaga da sociedade, ele faz os homens compreenderam onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor e que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. * Destruindo as preocupações de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos.

800 - Não é para temer que o Espiritismo não possa triunfar da negligência dos homens e de seu apego as coisas materiais?*

- Seria conhecer bem pouco os homens se se pensasse que uma causa qualquer pode os transformar como por encantamento. As idéias se modificam pouco a pouco segundo os indivíduos, e é preciso gerações para apagar completamente os traços dos velhos hábitos * A transformação não pode, pois, se operar senão com o tempo, gradualmente, a pouco e pouco. A cada geração uma parte do véu se dissipa; o Espiritismo veio rasgá-lo completamente. Mas, até lá, mesmo que tivesse o efeito de corrigir um homem, de um só dos seus defeitos, e seria um passo que lhe teria feito dar, e por isso lhe tornaria outros mais fáceis.

801 - Por que os Espíritos não ensinaram em todos os tempos o que ensinam hoje?

- Não ensinais às crianças o que ensinam aos adultos, e não dás para um recém-nascido um alimento que ele não pode digerir; cada coisa ao seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desnaturam, mas que podem compreender atualmente. Por seus ensinamentos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar hoje.

802 - Visto que o Espiritismo deve marcar um progresso na humanidade, por que os Espíritos não aceleram este progresso com manifestações tão gerais e tão patentes que a convicção será levada aos mais incrédulos?

- Quereis milagres; mas Deus os espalha a mancheias sob vossos passos, e tendes ainda homens que o renegam. O próprio Cristo convenceu seus contemporâneos pelos prodígios que realizou? Não vedes hoje homens negarem os fatos mais patentes que se passam sob seus olhos? Não tendes os que dizem não acreditariam mesmo que vissem? Não é por prodígios que Deus quer reconduzir os homens; em sua bondade, quer deixar-lhes o mérito de se convencerem pela razão.

Ao concluirmos estes três singelos textos sobre a Lei do Progresso, em que mais uma vez comprovamos que O Livro dos Espíritos, muito embora sua primeira edição já completasse um pouco mais de um século e meio, - 158 anos, completados neste último 18 de abril. - as dimensões da verdade, ali contidas continuam válidas, para os momentos atuais, de Transição Planetária, que é abordada com destaque em vários livros...

A resposta às perguntas que tão sabiamente Kardec formulou nos dá Esperança, que a Lei do Progresso, envolverá pessoas e povos, mas, certamente passam várias gerações para que isto aconteça, o mesmo modo com os cinco principais Postulados da Doutrina Espírita; quando fala em Deus, Causa Primária de tudo; alma, “fagulha” divina, que sobrevive a “morte” e a possibilidade de fazerem “presentes” através de sensitivos; - médiuns. - a reencarnação, - vidas sucessivas. - e a pluralidade dos mundos habitados...

*O negrito é nosso.

Curitiba, 12 de maio de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensaensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net.63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/05/2015
Código do texto: T5246366
Classificação de conteúdo: seguro