IGREJASHOPPING

Posso estar exagerando, admito. Mas estou notando, hermanos, que os shoppings da moda, os maiores e mais badalados, estão substituindo as igrejas. As pessoas preferem frequentá-las aos templos. Eles funcionam quase como uma religião, as visitas são quase como rituais. A maioria nem compra nada, apenas vai observar, curtir, adorar os "santos", ou seja os produtos expostos nos altares, ou seja,nas viritines: roupas, objetos, bugingangas como engenhocas.

Há uma excitação incrível. Um grande frenesi. Um frisson ainda maior que aqueles praticados pelas beatas numas organizações fanáticas da igreja. A alienação é ainda maior. O bezerro de ouro são as "novidades". Todos desjando commprar aquilo de que nem necessitam.

Ninguém vai mais à praça, ao museu, ao parque, paseear, até a praia está ficando deserta... Não agora o foco são os shoppings. Tudo gira em torno dos shoppings. Marca-se encontro neles. E mesmo que não comprem nenhum produto consomem alguma coisa, um refrigerante um cfezinho por até seis reais, um sanduba carissimo etc e coisa e tal, mas pagam o obulo, u seja, o tributo,, além de alguns pagarem o estacionamento, caríssimo.

O sopping não é mais apenas um local de vendas, mas um local onde estão os sonhos das pessoas. É uma espécie de igrejashpping, onde as massas rezam desejando produtos, consumir, adquiri aquilo que as celebrifades anunciam na mídia, aliás, o santos, porque os santos foram substituídos pelas celebridades.

Não frequento shoppings, destesto shoppings, abomino shoppings, mas eu sou apenas um velho chato.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/05/2015
Código do texto: T5245575
Classificação de conteúdo: seguro