A NAVALHA

Em 1935 at´w 1937, funcionou em Pesqueira, estado de Pernambuco, um núcleo importante do Integralismo, pschamados camisas verdes. Havia mesmo ações do grupo em diversos setores da sociedade, inclusive o prolitismo fascista e os desfiles. Os gritos de "anauê" ecoavam na cidadezinha. Na verdade, o grupo não era só tolerado mas de certa forma estimulado pelas grandes fábricas de doces e derivados dfo tomate, porque o integralismo combatia visceralmente os comunistas, cuja ideologia era temida pelos donos das fábricas. Também a igreja católica conservadorirpíssima à épocadava um certo s suporte ao grupo.

Bom o tempo passou, o integralismo acabou, mas alguns velhos ainda recordam saudosos a lembrança do movimento, ela permanece arraigada nas suas mentes e corações.

Conheci um desses fascistas caboclos, convicto, uma pessoa dóci, pacífica e cidadão exemplar, mas quando começava a recordar os bons tempos,ou seja, a época que viceja o interalismo, fiva emocionado e seus olhos marejavam. Gostava de conversar com ele, o sujeito sempre me chamava para ir a sua casa, mesmo sabendo que eu era esquerda roxo, mas como o respeitava e ouvia atentamente suas recordações, ele passava horas me falando do movimento. Ficávamos tomando umas lapadinhas de Pitu e tirando o gosto com uma linguiçinha esperta assadinha do sertão e ele ia desenrolando o carrtel das lembranças, inclusive sempre abria o baú em que guardava suas relíoquias do movimento, a camisa verde, jornais, antigas fotos, uma que mostrava-o tocando tambor, livros, folhetos e, a relíquia mais importante, um estojo que adquiriu e dentro havia uma navalha. Esta navalha ele comprara a peso de ouro a um babeiro da cidade. Retirava a navalha do estojo com muito cuidado, como se fosse uma jóia rara, alisava, abria passava delicadamente a mão no gume e exclamava eufórico: - Foi com essa navalha que o barbeiro fez a barba de Pl´nio Salgado quando ele estevve em Pesqueira. Nem deixava em pegar dele, redcolocava a jóia cuidadosamente no estojo e guardava, ainda tentava vestir a camisa mas não dava mais, ele engordara.

Independente de ideologia, mas, confesso, eu admirava a fidelidade desse sjeito a sua ideologia. Não existe mais esse tipo de fidelidade às idéias.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/05/2015
Código do texto: T5245570
Classificação de conteúdo: seguro