O SOBRECU

Antes de mais nada advirto: não se trata de pegadinha. Há muito tempo houve um caso envolvendo um juiz, no sertão pernambucano. Um caso que foi muito comentado nos meios jurídicos e intelectuais.

Havia um juiz empata-samba, ele era inimigo número um do governo, era constantemente transferido devido justamente à sua ação antigovernista, ou seja, era justo e imparcial, o que contrariava o governo atrabiliário.

Esse juiz tinha um ponto fraco, além das idéias comunistas e das mulatas, era chegado a uma cachacinha. Mandaram-no para uma cidade do sertão, lá onde o cão perdeu as botas, como diziam os antigos. Quando chegou a essa cidade ele botou tudo nos eixos, mas não abriu mão das mulatas e nem da cachacinha, arrumou lugo uma morena que era faxineira da pensão. Nessa época a cidade estava agitada devido a um caso envolvendo duas famílias rivais. Um dos membros de uma das familias disse que um membro da oura família era "fresco". Por incrível que pareça não houve tiros. Um milagre? Não, a família ofendida resolveu processar o "caluniador", baseada na rigidez do juiz. Então passaram a pressionar o juiz para julgar o caso, ele foi se enchendo, detestava pressão. Cchegou ao seu limite, e anunciou o dia da audiência, uma segunda-feira. No fina de semana tomou todas junto com a morena da pensão, e até esticou no fuá da cidade. Bom, na segunda bem cedo acordou com uma ressaca da gota serena. Mas tomou um café puro sem açúcar e foi para o cartório onde aconteciam as audiências, já estava lotado, inclusive com a presença de um advogado famoso que viera do Recife para acusar o "caluiniador". O juiz entrou e foi logo pedidno ao escrivão e ao oficial de justiça que trouxessem duas quartinhas d'água. Tomou dois copos que molhou a cixa dos peitos, abriu a sessão, pegou o processo, folheou e, de repente, começou a rasgá-lo, a platéia ficou aturdida, ele então tomou mais um copo d'água e disse: "Um juiz como eu não julga um processo sobre cu. Sobrecu eu só gosto de galinha. Era só o que faltava. Honra de macho se lava é com sangue. Está encerrada a a sessão".

O que aconteceu depois foi que ninguém mais tocou no assunto, nem aelaram para tiros. Esqueceram o caso. O juiz foi mais uma vez transferido, aposentou-se e se tornou um grande advogado. No tribunal e na imprensa o caso ficou conhecido como o caso do sobrecu. O fato é verídico. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/05/2015
Código do texto: T5244482
Classificação de conteúdo: seguro