IDIOSSINCRASIA

IDIOSSINCRASIA

Continuando nossa maratona intelectual pela mídia impressa podemos aquilatar o que há de melhor nos jornais do Ceará, do Brasil e do mundo. Ultimamente o clima midiatico tem sido mais para turbulência, do que para calmaria. As manchetes noticiosas vão envelhecendo, surgem fatos novos, mas na realidade as providências tomadas já são do conhecimento da população. Existia àquela primeira tomada de posição, começo de escândalo, prisões, fatos noticiados quase que diariamente, o relaxamento natural das prisões vai saindo, através de hábeas-corpos, pois afirmam que a justiça é igual para todos e no frigir dos ovos, todo mundo solto para responder os processos em liberdade. Essa é a idiossincrasia brasileira, é sua maneira peculiar de ver, sentir e reagir às fatos noticiosos da mídia, que cumpre rigorosamente seu papel, juntamente com a polícia, mas os meliantes de colarinho branco vão continuar a ver o sol nascer lindo e maravilhoso, das janelas dos luxuosos apartamentos, à beira-mar das cidades litorâneas. Enquanto, o tempo passa, os advogados enchem os bolsos para soltar seus clientes. Os presídios estão cheios de pretos e pobres que cometeram deslizes variados, mas que não dispõem dessas benesses dos tubarões, pois são apenas cardumes de boanas. No vai e vem das delegacias e presídios das capitais e do interior dos estados às cenas se repetem. Essa é a rotina, o niilismo, o ócio, os estereótipos que transforma o País num homérico paracleto dos ricos e abonados que cometem os mais graves delitos e como premio alvitram sua própria liberdade.

Planos de Saúde têm reajuste de 5,76%, o índice supera a inflação e recebe críticas veementes da população. Só que essas críticas fluem no ar, pois os grandes mandam e desmandam, enquanto os clientes sofrem os dissabores das enxovias, pois estão manietados da cabeça aos pés. Trabalhamos para pagar imposto e regalias são direcionadas para os corruptos e corruptores que dominam o Brasil de ponta a ponta. A agencia Nacional de Saúde (ANS), foi quem estabeleceu o aumento. Existem órgãos desse quilate no País? Pelo que se sabe a população morre a míngua a espera por uma simples consulta médica, uma vaga em UTI (Unidade de terapia Intensiva), nos consultórios odontológicos e nos ambulatórios da vida e nada conseguem. Deveriam mudar o termo de plano de saúde para plano funerário, pois a morte é liquida e certa. Judiciário tem 23 vagas para juiz federal no Nordeste, que bela remuneração, R$ 19.955, 40 fora as regalias. Pacientes na fila por leito de UTI na capital, só no IJF (Instituto José Frota) eram nove. Imposto de renda – malha fina capta 17,2 mil cearenses. 16 celulares, armas e drogas dentro do presídio IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate). Lula quer equipe para fiscalizar o PAC (Plano de Aceleração da economia), precisa presidente? Os clubes do futebol cearense estão no clima do sobe e desce. Uma das preocupações atuais é com a preservação da latinidade. Melhora a demanda do camarão, namorados movimentam shoppings da cidade, penhor de jóias da Caixa Econômica Federal fica mais barato, 21,9 mil cearenses recebem o primeiro lote de restituição do imposto de renda. A AIDS avança, corre e faz vítimas no interior, Tabuleiro do Norte é uma das cidades com grande índice da doença. Funceme (fundação Cearense de Meteorologia) registra queda de 12% em chuvas no Estado. Espiritismo cearense em alta, filme sobre a vida de Bezerra de Menezes começa a entrar em cena. Cláudio Cabral continua com coração acelerado, motivo: Carolzinha Andrade, uma de suas descobertas pelas vitrines da cidade. Acidentes marcaram a fórmula 1, brasileiro Felipe Massa é desclassificado e Hamilton ganha a corrida e a liderança no automobilismo. Crime tem novo “modus operandi”, Pistolagem urbana. Marcelo Vilar treinador do Ceará Sporting Clube na corda bamba, vai cair com certeza.

Centro da cidade é palco de misérias, desigualdades, abandono e prostituição. Carandiru cearense abriga 71 famílias abandonadas e vitimas da crueldade dos governos. Ronda Quarteirão morreu no nascedouro. Carros só de mão Sr.Governador, pois o deputado Heitor Férrer assim o quer, enquanto briga por licitação, esquece a saúde – e o parlamentar é médico, imaginem. Democratas se articulam, querem a prefeitura de Fortaleza. Operação xeque-mate – Vavá não tem cultura para fazer lobby, diz advogado, se for por deficiência nos estudos seu parente não teria condições de ser presidente. Essas declarações foram feitas pelo advogado de Vavá, o criminalista Nelson Afonso. Vavá é o apelido de Genival Inácio da Silva e segundo seu advogado é pessoa simples, aliás, todos nós somos pessoas simples, não somos compostas, a não ser em carne e osso. Que vergonha: no prédio do ex-poupa ganha uma guarita abriga seis pessoas - Parada Gay reúne 3,5 milhões de pessoas em são Paulo e a marcha contra a homofobia. Obras da transposição do Rio são Francisco são iniciadas com apenas 50 homens do Exército Brasileiro. Nas festas juninas madeira de lei vira fogueira. Outra injustiça contra a população: “Coelce” (Companhia de Eletrificação do Ceará) gerou R$ 514 milhões em ICMs (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). Política no Estado vai de mal a pior, governador perdeu o azimute e fica tonto com tanta reclamação. Ex-detento revela plano para matar procurador. Vamos respeitador a figura de José Wilson Furtado que faleceu de acidente Vascular Cerebral e sua família que se encontra em estado de choque. André Goiaba e Cícero Oião foram capturados e presos são acusados da morte do engenheiro César Romero Teixeira. Indústria homenageia autoridades, fortalezense está menos endividado, duvidamos de tal assertiva. Senador Inácio Arruda, diz ser difícil acabar com Emenda Parlamentar. ONG (Organizações não Governamentais) denuncia desperdício, o levantamento foi feito nas capitais pela ONG transparência Brasil. São inclusas as 3 esferas do Poder Legislativo. O brasileiro que mora nas capitais gasta em média R$ 117,42 por ano para manter funcionando as casas do poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Sustentam muito mais, o Legislativo é apenas a ponta do Iceberg. CPIS da crise aérea custam mais de R$ 350 mil á união.

Outra vergonha: “Adultos usam crianças para garantir renda”, é a famosa indústria da esmola. Vejam o absurdo: “são 222.302 crianças e adolescentes de cinco a 15 anos em algum tipo de ocupação miserável no Ceará”. Motoristas de ônibus e Vãs não respeitam seus colegas motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e cometem verdadeiras barbaridades nas ruas centrais e da periferia da cidade. “Um aviso que ninguém percebe”: Diga como estou dirigindo – reclamação para telefone de número... , Temos tocado no assunto sobre o grande valor numérico em termos de reais que o governo e prefeitura arrecadam, estão espremendo o consumidor sem dó e piedade, são somas astronômicas e a situação desse estado e do País não melhora. Só quem lucra são os empresários e os donos de plano de saúde. É o pobre ficando mais pobre e o rico mais rico. Quase todos avançam atormentados, ao calor de braseiros invisíveis, suspirando pela paz que temporariamente perderam, em recebendo compromissos prematuros. Mais além, é o companheiro de caminho que nos pede auxilio e entendimento. Ali, é uma obrigação social que devemos cumprir. Além, é o imposto do reconhecimento que não nos cabe sonegar.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 12/06/2007
Código do texto: T524175
Classificação de conteúdo: seguro