Livros de Colorir
O único problema dos novos livros de colorir, é que eles viciam. Já comprei três deles.
Quando me sento com minhas caixas de lápis coloridos, nas poucas horas vagas que me restam, eu me esqueço do mundo e viro criança de novo, sem pressas, sem preocupações, a não ser terminar a pintura; ou melhor: nem mesmo a de terminar a pintura! O compromisso, é não ter compromisso. As flores podem ser azuis, negras, marrons, vermelhas ou verdes. As folhas podem ser amarelas, tudo pode ter a cor que eu quiser.
Algumas pessoas que usam os livros tem declarado que ficam estressadas ao pintar - quando o sentido destes é justamente desestressar. Mas eu acredito que é porque elas deturparam o sentido: tornaram o ato de pintar sem compromissos em apenas mais um compromisso, quando o objetivo é bem outro, ou seja, simplesmente não ter objetivo algum, deixar acontecer.
Uma das autoras destes livros, em uma entrevista, declarou que eles são um "detox virtual." Concordo com ela: tenho passado menos da metade to tempo que eu antes passava na internet. Às vezes, eu nem chego a acessar... de qualquer forma, faço minhas pinturinhas quando quero e sinto vontade, entre uma aula e outra, entre uma tarefa caseira e outra... às vezes levo mais de uma semana para terminar uma página, mas isso não importa. Se sinto vontade, deixo um desenho inacabado e começo outro.
O espírito destes livros é esse: relaxar. Tentar resgatar um pouco daqueles tempos em que a vida era mais simples e mais lenta.
--------
Imagens: algumas das minhas pinturinhas