TRAGÉDIAS, COMO IDENTIFICA-LAS ?

Esses últimos dias que caíram chuvas em Salvador os jornais do estado estamparam "tragédia em Salvador". Na primeira tragédia há duas ou três semanas atrás morreram 14 pessoas. Agora nesse ultimo fim de semana morreram 4 pessoas. Não vou entrar aqui no mérito se é culpa do governo ou das pessoas que fazem suas casas em cima de morros, discutiu-se muito essa questão em alguns setores de Salvador.

Meu questionamento é outro, por que também a imprensa não coloca nas suas páginas principais denominando de tragédia quando em alguns fins de semana ocorrem entre 20 a 30 pessoas são assassinadas? Talvez a minha burrice , a minha ignorância me impeça de identificar com mais clareza esses dois lados da mesma moeda, acho eu. Tai, alguém pode pode responder assim: bem, esses assassinatos faz parte do cotidiano urbano, enquanto que mortes por causa de desabamentos por chuvas não é tão constante assim.

Contudo, entendo que tais explicações é levar a sociedade ao conformismo. Será que a insensibilidade diante da violência urbana não pode ser um estímulo para cada vez mais a criminalidade esteja mais presente entre nós? Nossa sociedade já se acostumou com esse tipo de acontecimento, onde morrer um ou trinta é a mesma coisa.

É claro que ao desabar do morro casas com famílias trabalhadoras, pessoas decentes é muito mais sentida do que a morte de bandidos. Entretanto, não estou aqui defendendo bandidos, por mim eles não existiriam. Falo em relação as pessoas inocentes que são mortas diariamente, falo das mortes causadas pelos irresponsáveis que entram em seus carros alcoolizados, drogados e mata pessoas inocentes, falo de mulheres que são cotidianamente mortas por seus maridos, ex-maridos doentes, por psicopatas, falo das tragédias causadas pelo tráfico de drogas, falo das pessoas que morrem nos hospitais púbicos devido o mal atendimento ou ainda pela indiferença,

Enfim, essas são também na minha concepção as tragédias urbanas que deveriam estar na mídia.

inclemente
Enviado por inclemente em 13/05/2015
Código do texto: T5240476
Classificação de conteúdo: seguro