FACHIN E O FRISSON DA ESQUERDA

Sou esquerdista desde o berço. Ando meio jururu com a esquerda, mas não abandonei meus ideais. Não sou tra´ra.

Porém estou perplexo com mais um frisson ridículo da esquerda. Refiro-me à campanha que se está fazendo para frça o senado a aprovar o nome do jurista Fachinpara ministro do STF. Ele foi indicado pela presidenta Dilma.

Nada tenho a favor e nem contra o tal jurista, antes e pelo contrário, nunca tinha ouvido falar nele, talvez porque seja mobral nas coisas da justiça. Deve ser um gransde jurista. E daí? Por que deveria meter meu bedelho nessa escolha? Ele iria ser sabatinado pelos senadores, como foi ontem na comissão de justiça do senado, foi aprovado, agora vai ter o nome submetido ao plenário onde sem duvida será aprovado. O cara chegou na companhia do governador repressor dos professores do Paranaá Richa e do senador paranaense do PSDB, o simpático Álvaro Dias. São amigos de longa data. Nada contra. Mas o que espantou foi que recebi de vários sites de esquerda o apelo para mandar mensagens e e-mails para os senadores pernambucanos solicitando a aprovação do nome do jurista. Por quê? Por que iria me meter nessa seara se não conheço o sujeito e acho que fazer isso não é tarefa de militante da esquerda? Nãso seria melhor sair na defesa dos trabalhadores que estão tendo direitos suprimidos e lutar contra a terceirização? Por que priorizzar um auê em torno da aprovação de um nome para o STF?

Penso que o debate sibre esse assunti cabe a OAB, ABI, intelectuais, juristas e outras entidades que tratam das leis. Só tenho sobre escolha de ministro para todosd os tribunais uma opinião: eles deveriam ser escolhidos pelo critério da competência e por concurso público, isso lhes daria mais independência.

Por fim, ao tempo que ratifico minha perplexidade com esse frisson para aprovar o nome de Fachin, acho que o STF devia ser mais célere no exame dos processos, há muitos com 20 anos ou mais mofando nas prateleiras, e os ministros deviam ser mais humildes e se expor menos às câmares da tevê. Só isso. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2015
Código do texto: T5240025
Classificação de conteúdo: seguro