CORRUPTO; OPERADOR E LAVADOR.
CORRUPTO; OPERADOR E LAVADOR.
“Porque não podemos possuir um livro que nos faculte momentos rápidos de leitura e meditação, em torno de nossas necessidades espirituais”? “Ficaríamos muito gratos e felizes com um pequeno volume que nos servisse de companheiro para reflexões”. “Pensamos num livro que se leia, assimilando o máximo dos ensinamentos espíritas no mínimo de tempo”. (Emmanuel).
Não diga que o mundo é perverso, quando é justamente do chão do mundo que se recolhe a bênção do pão. O significado da palavra operador é aquele que opera o encarregado de fazer funcionar qualquer aparelho, sistema etc. Cirurgião é aquela pessoa que faz operações comercias e financeiras. Corrupto é um adjetivo que se refere a pessoas que foi corrompido, que sofreu corrupção. Em que há adulteração que foi adulterado. Que mostra uma falha de pronúncia, de representação escrita etc. Diz de quem se comporta de maneira depravada, com devassidão. Na Religião diz-se de quem foi abominado, execrado.
Algo ou alguém que se comporta de modo desonesto, de maneira egoísta; normalmente, refere-se aos que estão em cargos públicos e prejudica a nação, o povo. Que ou quem se comporta ou age sem defesa, deriva do latim corruptus. a. um). Relatos em que a corrupção se faz presente: “Na calada da noite:- O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado desembarcou silenciosamente em Brasília e jantou com seu padrinho político, Renan Calheiros”. Machado está aflito como o futuro das investigações da Operação Lava – Jato e acha que pode ser um dos alvos. Machado perguntou se não havia como Renan indicar o próximo comandante da Transpetro para blindá-lo contra devassas nos contratos da estatal.
Machado, que chefiou a Transpetro por 12 anos e está afastado há seis meses, também se disse preocupado com o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, que ameaça convoca-lo a depor na CPI da Petrobras só para espezinhar Renan. O passado bate à porta::- “O presidente da OAS, Léo Pinheiro, preso até a semana passada, tinha livre acesso ao gabinete de Gleisi Hoffmann, também investigada na Lava – Jato, quando ela ocupava a Casa Civil”. Pinheiro fez cinco visitas a Gleisi para falar de negócios da empreiteira, que doou R$ 1 milhão para a campanha dela ao senado em 2010.
O assunto voltou à baila em depoimento que Gleisi prestou a Polícia Federal (PF) em abril. Os gastos da Petrobras com diárias de hotéis e passagens caíram de R$ 47 milhões para R$ 21 neste ano. A prioridade é garantir as viagens de quem pode vender pedaços da empresa mundo afora. O Ministério Público denunciou o tesoureiro do PT João Vaccari Neto que se encontra afastado e preso pela Operação Lava – Jato, por lavagem de dinheiro. Entre outras manobras. Segundo Guilherme Fiúza Vaccari é acusado de orientar fornecedores da Petrobras a pagar propinas ao PT através de contratos falsos com a gráfica Atitude. Em São Paulo, o endereço da gráfica coincide com o do diretório do partido.
De acordo com investigações da Polícia Federal, Vaccari também é suspeito de injetar recursos do Petrolão na campanha presidencial de Dilma Rousseff. O esquema de manutenção do PT na presidência da República está revelado em toda a sua obscenidade. Dilma é instrumento de um projeto imoral de poder. O país não tem o direito de linchá-la, mas tem o dever de investiga-la. A maior recessão em 25 anos é o resultado da inépcia de Lula II e Dilma II na administração da economia. Os sinais de aprofundamento da crise no país se multiplicam.
O coquetel de más notícias foi especialmente indigesto para o governo, O PT e seus aliados. Investigação aberta pelo Ministério Público identificou um padrão o ex-presidente Lula viajava bancado pela Odebrecht; dava palestras e se encontrava com o presidente em questão, o BNDES liberava recursos para obras no país; o governo do país contratava a Odebrecht para tocar as obras. A investigação aberto pelo MPF foi no dia 20 de abril. O MPF abre uma investigação contra o petista por tráfico de influência internacional – ele é suspeito de ajudar a Odebrecht em contratos bilionários. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Suas visitas a países africanos e latino-americanos, patrocinados pela Odebrecht, estão na mira do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público.
Segunda a Revista Época, quando entregou a faixa presidencial a sua pupila, Dilma Rousseff, em janeiro de 2011, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, (o molusco) deixou o Palácio do Planalto, mas não o poder. Saiu de Brasília com um capital político imenso, incomparável na história recente do Brasil. Manteve-se influente no Partido dos Trabalhadores(PT), no governo e junto aos líderes da América Latina e da África – líderes, muitos deles tiranetes, que conhecera e seduzira em seus oito anos como presidente, a fim de, sobretudo, mover a caneta de seus respectivos governos em favor das empresas das empresas brasileiras.
Mais especificamente, em favor das grandes empreiteiras do país, contratadas por esses mesmos governos estrangeiros para tocar obras bilionárias com dinheiro, na verdade, do Banco Nacional de desenvolvimento, o BNDES, presidido até hoje pelo executivo Luciano Coutinho, apadrinhado de Lula. . Como outros ex-presidentes, Lula abriu um Instituto com seu nome. Passou fazer para fora( como ex-presidente) o que fazia por dentro ( como presidente). Decidiu continuar usando sua preciosa influência.
Usou o prestígio político para, em cada negócio, mobilizar líderes de dois países em favor do cliente, beneficiado em seguida com contratos governamentais lucrativos. Lula deu inicio a seu terceiro mandato. Tornou-se o lobista em chefe do Brasil. Aliás, há quem afirme que o “molusco” nunca deixou a presidência do Brasil e que Dilma Rousseff era apenas um pau mandado e uma figura decorativa. Lula mostrou-se um tremendo covarde, pois não teve peito e coragem para defender os seus aliados nos processos de corrupção, em que ele mesmo era o chefe.
O grande juiz - Moro vê mais longe e diz que: Por que a soltura, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dos empreiteiros presos na Lava-Jato não representa o fim da esperança dos brasileiros de que corruptos vão para a cadeia. O exemplo, mais visível está aí com as atitudes do ex-presidente Lula, que nunca deixou de governar o Brasil. Fica a indignação do povo brasileiro contra a Suprema Corte, pela liberação de bandidos de colarinho branco que com a posição tomada quis transformar o trabalho de um juiz sério e honesto em um comprimido de Sonrisal, ao ser colado num copo de água.
Um relatório da Polícia Federal descreve uma inadequada, estranha e preocupante proximidade entre o ministro Dias Toffoli, do STF, e o engenheiro Léo Pinheiro, da OAS. Diz o ditado popular de que onde há fumaça existe fogo. O ministro Toffoli e o empreiteiro Léo Pinheiro, solto por decisão do Supremo: festas de aniversário, presentes e visitas para tratar de assuntos de interesse da OAS, uma das principais construtoras envolvidas no escândalo da Petrobras.
Os diálogos interceptados revelam uma relação imprópria. Há pouco menos de dois meses, o Ministro Gilmar Mendes propôs que um dos integrantes da corte se oferecesse para preencher a vaga aberta na turma encarregada de julgar os recursos da Operação Lava-jato. As mensagens interceptadas legalmente pela Polícia Federal indicam que a aproximação entre Léo Pinheiro e Toffoli começou em 2012. Naquele ano, um funcionário da OAS lembra a Léo Pinheiro: “Aniversário do Toffoli dia 15. Gosta de bom Uísque, segundo o amigo dele”.
Pinheiro pede ao secretário que o lembre do “presente de Toffoli”. A partir daí os laços foram se estreitando e os interesses, indo além do uísque. Em agosto de 2013, Léo Pinheiro fala de reunião com Toffoli em Brasília sobre o “assunto dos aviões”. Na mesma data, Pinheiro indaga a um executivo da OAS sobre uma mensagem de Toffoli: “Vou precisar do material da AGU”. Antes de se ministro do Supremo. Antes de se tornar ministro do Supremo, Toffoli foi advogado do PT e chefiou a AGU, a Advocacia Geral da União, onde deixou valiosos contatos. Perguntado Toffoli limitou-se a dizer que conhece Léo Pinheiro, mas não tem relação de intimidade e “não se recorda de ter recebido presente institucional dele ou da empresa OAS”.
Ele não respondeu se o empreiteiro costumava ser convidado para suas festas. É triste e lamentável termos dentro da Suprema Corte um membro acusado de participar de imbróglios da corrupção que se entranha no Brasil. O ministro Benedito Gonçalves: processo decidido em favor da empreiteira do amigo, lobby para chegar ao STF e favores muitos favores. Voltando a Lula: - Proposta de gastos da Odebrecht para licitação de obra na República Dominicana.
A empresa foi contratada para construir usinas termoelétricas de carvão mineral em Punta Catalina. Valor das obras US$ 2 bilhões. Superfaturamento da obra, porque o valor proposto pela Odebrecht é o dobro do da segunda colocada. Há ainda gastos que parecem exagerados, como US$ 80 milhões para gelo. Um grupo chinês denunciou o resultado da licitação à presidente Dilma. O presidente de Gana, John Dramani Mahama, veio ao Brasil em 2014 para lançar seu livro Meu Primeiro Golpe de Estado. Aproveitou para visitar Lula e executivos da Odebrecht.
Telegrama da embaixadora brasileira em Gana pedindo celeridade no trâmite do financiamento do BNDES. Construção do corredor rodoviário oriental. Valor da obra US$ 200 milhões. A sincronia entre a visita de Lula e o financiamento do BNDES, pago pela Odebrecht. Quatro meses depois, a empresa fechou contrato no país com US$ 200 milhões do banco. O documento mostra a pressão para acelerar o envio dos papéis do empréstimo. Não entendemos o porquê do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está imune a todos os processos. Os fatos mostram que ele foi o articulador de todas as manobras de corrupção e a criação do seu instituto foi tão somente para tentar enganar as autoridades jurídicas brasileiras.
O gelo dominicano, segundo a revista Época em 31 de janeiro de 2015 , Lula, bancado pela Odebrecht, desembarcou na República Dominicana, onde se reuniu com o presidente do país, Danilo Medina Sanchez, e o ex-presidente Leonel Fernandez. Lula é parceiro de Medina desde os tempos de candidatura, Medina teve o apoio do petista. No ano anterior, a campanha de Medina contara coma grife de João Santana, marqueteiro de Lula e Dilma. “Lula é a fonte de inspiração para a América Latina”, declarou Medina. Lula deu bons conselhos ao novo presidente.
“Nunca, nunca deixe de dizer a verdade olhando no olho de cada homem e de cada mulher desse país”. Três meses depois, uma estatal da república Dominicana anunciou uma licitação para a construção de uma central termelétrica na região Punta Catalina. Em seguida, em setembro, O BNDES informou à Odebrecht que a empreiteira obtivera US$ 656 milhões para o projeto. Em três semanas a Odebrecht vencia.
É um mar de lamas o governo do PT, muita corrupção, lavagem de dinheiro, licitações viciadas, propinas, depósito em paraísos fiscais, enriquecimento ilícito, peculato e outras maracutaia, e o mais hilário disse tudo é saber do envolvimento de ex-presidente em tudo, pois continuou governando, mesmo com outra presidente eleita. A justiça brasileira tem sido muito branda com esse pessoal que tem levado o Brasil a uma recessão sem limites. O que fazer? A justiça sabe, mas se vai fazer ou não, ninguém sabe. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE – DA ALOMERCE –JORNALISTA.