C O N S U M I S M O
O maior mal gerado pelo capitalismo talvez seja o consumismo. Essa parga que induz as pessoas a comprar, comprar, comprar, desenfreadamente, não raro o que não precisam. O desejo, a febre, a compulsão, isso é uma doença. É mais que doença, é uma epidemia. Não prejudica só o comprador obsessivo, mas suas famílias, e também, pasmem, o meio ambiente. Liquida com qualquer esforço de poupança, economia, é de meia. Gera o endividamento via cartões de crédito com encargos escorchantes.
Para aumentar as vendas, o sistema utiliza a publicidade na mídia por meio de artistas, desportistas, celebridades que sugerem a aquisição de toda espécie de produtos inúteis, bebidas, remédios e o escambal. Às vezes o mané já possui determinado objeto mas a publicidade diz que o "novo" possui um botão a mais, uma "novidade", um treco diferente, aí ele joga fora o velho e compra o "novo".
Quem se opõe ao consumismo é chamado de atrasado, dinossauro, reacionário e doido. A nossa sociedade vai ser vítima do consumismo. Juro.