TRICOT- UMA TRAMA DE AMOR

ENSAIO

“Ainda que eu falasse a língua dos anjos...sem amor...eu nada seria....” Corintios

Todos nós ao longo da vida, sem exceção, trançamos nossos fios, no difícil manejo das agulhas do amor.

E aqui falo do amor universal.

Buscamos incessantemente pelo melhor trabalho, pelo melhor desenho, pelo melhor ponto.

Seguimos pela vida a executar sempre um novo modelo, num determinado molde que nos caiba melhor.

Trançamos desejos, crenças, ilusões, desilusões, medos, insegurança, decepções, e por mais que o trabalho nos pareça penoso, sabemos que nada, além dele, conseguirá nos agasalhar melhor.

Vestimos, “desvestimos”, experimentamos, apertamos o ponto, ou o afrouxamos, constatamos erros, desmanchamos... recomeçamos....e quando finda a confecção, quase sempre o colocamos num cabide de esquecimento.

Afinal, ele é nosso! Nós o construímos... e ele nos deve obediência!

Mas na verdade, para o tricot do amor não existe moda e nem eternas receitas pré-fabricadas.E nem pontos definitivos.

Cada um de nós . dentro dum complexo universo de sentimentos, servimo-nos do amor na tentativa de amenizar nossa fome interior, nosso egoísmo, nosso buraco de origem e rumo desconhecidos, e descuidadamente nos esquecemos que ele tem vida, e como toda vida, precisa de cuidados, sob pena de sucumbir.

É ele quem mais precisa de nós.

Quantas vezes, plenos de obrigações que a vida nos impõe, o carregamos displicentemente sobre os ombros, como aquele “sobretudo” que rapidamente tiramos quando sentimos calor...

E quantas vezes , tristemente constatamos, que ao denso frio, ele já não está mais ali, para nos aquecer..

Talvez, de todos os sentimentos, seja o amor o de movimento mais dinâmico.

Tricota no silêncio, os fios da transformação.

Não grita jamais, mesmo que agonizando por socorro.

Trabalha nos bastidores do tempo, vence tumultos, reconcilia, aquece, protege, apazigua, escuta, tenta, tenta de novo...mas se transforma.

E um dia , ao sentar-se para descansar... se percebe morto.

Mas, milagrosamente, o amor ressuscita.

Basta ser acalentado, perdoado...enfim, socorrido, tão bem quanto ele sempre nos socorre.

Então, nesse dia, rearranjaremos a velha trama, e seguiremos agasalhados para sempre....