LEON TOLSTÓI.

Tolstói não conseguindo conquistar a simplicidade na qual acreditava, recusada por sua família e principalmente por sua mulher Sophia, que somente pretendia luxos e riquezas, acabou com tudo rompendo e se entregando à singeleza de um camponês.

Assim viveu após sua conversão espiritual na crença da sua verdade, satanizando Igrejas e seus credos e Estados com suas doutrinas.

E morreu praticamente como um pedinte, de pneumonia, por viajar em vagões de última classe, exposto ao frio, com mais de oitenta anos.

Deixou para trás tudo que tinha em termos de bens materiais e legou seus direitos autorais para os simples, os necessitados. Profundo pensador social e moral é considerado um dos mais importantes autores da narrativa realista de todos os tempos. Guerra e Paz , monumental obra com dezenas de diferentes personagens é ápice de seu acervo, mostra a invasão napoleônica de 1812, na qual os russos incendiaram Moscou, mas “A morte de Ivan Ilitch", sua famosa e curta novela, é de suma importância porque iguala a todos na morte que tanto o afligia, a ponto de falar dela todos os dias, como dizia sempre um de seus filhos, e mostra o egoísmo humano.

E define nesse trabalho uma vida sem reconhecimento de quem se dedicou aos seus deveres como um religioso de suas funções, o magistrado Ivan Ilitch, um homem correto em todos os sentidos, com sua morte sem nenhum reconhecimento, e velório onde alguns já disputavam seu cargo e sua mulher pensava sobre dinheiro.

É preciso que se saiba, antes de tecer considerações sobre Tolstói, que era de origem ilustre, que tinha raízes na Princesa Maria Nicolaievna. Era Senhor de inúmeros servos, dono de extensos hectares de terra.

Gostou do luxo e do mundanismo,mas morreu submisso às suas verdades contrárias ao que tinha vivido quando jovem, antes de sua conversão.

Segundo Leon Tolstói, as igrejas, os tribunais e os dogmas eram apenas ferramentas de dominação de uns poucos homens sobre outros, porém repudiava a classificação de seus ideais como sendo anarquistas.

Que realidade maior que esta? A dominação presente em tudo, de tal forma que faz subjugar uma mente com amplitude rara, a tudo negando, acreditada somente na irmandade. Por isso festejado por Gandhi como um dos baluartes da história da pacificação e da não-violência.

Somente revoluções morais chegariam às verdadeiras mudanças, não guerras, violência e rupturas, pontificava. Afirmava que suas teses se baseavam na vida simples e próxima à natureza dos camponeses e no evangelho, nunca em doutrinas sociais da época.

"O Reino de Deus está em vós", ensina Tolstói, de forma cristã, enfatizando que o mal não combate outro mal.

Sua doutrina era a de Jesus, um homem que soube dar testemunho da conduta moral que levasse à justiça, e melhorasse todos os homens.

Nada mais verdadeiro, é intransponível.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/05/2015
Reeditado em 11/05/2015
Código do texto: T5238509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.