LEI DO PROGRESSO E ALGUMAS CONJECTURAS

Já sentimos que o outono chegou, com a queda natural e as temperaturas mais baixas, “exigindo” a volta dos agasalhos esquecidos armário. Não deixa de ser a manifestações de Leis, que governam o nosso Planeta independente de nossa vontade...

Os últimos acontecimentos no Nepal chamam a atenção, estes fenômenos, ainda são inesperados e imprevisíveis, felizmente há a solidariedade de vários países, que prontamente para lá se dirigiram para prestar ajuda, na esperança de ainda resgatar vítimas, que podem ainda estar nos escombros e em muitos momentos há a alegria pela recompensa de achar uma vida, que estaria “condenada” a morte, não houvesse este trabalho voluntário destas almas abnegadas que dedicam suas energias e esforços sem esperar qualquer tipo de recompensa, apenas por dever de solidariedade...

Não deixa de ser uma lição de vida; se este tipo de atitude envolvesse grande parte dos seres humanos, não haveria as guerras, pois se respeitariam a Vida, ela, - as guerras e qualquer tipo de violência exarcebada as eliminam. –

... Recentemente abrimos a esmo O Livro dos Espíritos, o “acaso” foi à pergunta 800, na realidade pertence ao CAPÍTULO VIII (VII - LEI DO PRGRESSO.), recuamos algumas perguntas anteriores: a pergunta 785 - Qual é o maior obstáculo ao progresso? (questiona Allan Kardec). A entidade presente respondeu: O orgulho e o egoísmo. Quero falar do progresso moral, porque o progresso intelectual caminha sempre e, à primeira vista, parece dar a esses vícios um desdobramento de atividade, desenvolvendo a ambição e o amor das riquezas que, a seu turno, excitam o homem às procuras que esclarecem seu espírito. É assim que tudo se tem no mundo moral como no mundo físico e que do mal mesmo pode surgir um bem. Mas este estado de coisas é breve e mudará à medida que o homem compreenda melhor que há, * fora dos prazeres dos bens terrenos, uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais durável. (Vede Egoísmo. cap.XII).

O Codificador faz este interessante adendo.”Há duas espécies de progresso que se prestam mútuo apóio e que, todavia, não marcha lado a lado: o progresso intelectual e o progresso moral. Entre os povos civilizados, o primeiro recebe, neste século, todos os incentivos desejáveis e, por isso, atingiu um grau desconhecido até nossos dias. Falta ao segundo para que esteja no mesmo nível, todavia, se se comparar os costumes sociais aos de alguns séculos atrás, seria preciso ser cego para negar o progresso. Por que, pois, a marcha ascendente se deveria antes pela moral que pela inteligência? Duvidar seria pretender que a Humanidade está no apogeu da perfeição, o que seria absurdo, ou que ela não perfectível moralmente, o que é desmentido pela experiência.”

*O negrito é nosso.

Quanto à pergunta 800? Deixamos a curiosidade dos nossos prezados leitores (as), de lerem ou relerem, mas, prometemos a ler em nossa próxima Reflexões do Cotidiano, se Deus assim o permitir.

Curitiba, 30 de abril de 2.015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net