DIDÁTICO. VERDADE, SIMPLICIDADE.ARROGÂNCIA.

UM COMENTÁRIO PARA ANA BAILUNE.

Absolutamente correto, a arrogância é mãe da cegueira, de tudo que seja razoável aceitar e compreender. É como a pretensão, que afunda ainda mais no abismo da vivência inútil pensando ser iluminada e educativa, é a arrogância da incultura. O que está assentado no progresso da humanidade surgiu do contraditório,todos têm direito à opinar, fica o que tem substância e se dissemina no mundo por educar. Mas, melhor existir como você diz e cita personagem, sendo um simples, um humilde,mas verdadeiro, o maior valor, o arrogante nunca é verdadeiro, finge que é, mas é tão infantil que sempre se mostra.

E como falamos de gente simples, lembremos um simples e maximamente humilde.

"Saber Viver Não sei...

Se a vida é curta Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia, Lágrima que corre, Olhar que acaricia, Desejo que sacia, Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela Não seja nem curta, Nem longa demais,

Mas que seja intensa, Verdadeira, pura...

Enquanto durar.

Cora Coralina.

Abraço fraterno. Celso

---------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO DA ANA BAILUNE À CRÔNICA PRETENSÃO E LAMÚRIA.

Bom dia, Celso. Perfeitas colocações! Embora a maioria destas pessoas não admitam, muitas vezes a sua arrogância esconde-se por trás de suposta superioridade espiritual demonstrada através de pensamentos que foram aprendidos, mas não assimilados verdadeiramente, e a prova maior disto, é que se alguém delas discorda (apesar da aparente nobreza de espírito e sabedoria), elas as atacam com pedras e palavras. Fico com patativa do Assaré sempre, pois apesar de ser pessoa humilde e sem estudos, escreveu coisas lindas, cultivadas através de uma vivência humilde e rica, sem jamais ter frequentado faculdades, e dizia: "Melhor escrever a coisa certa de maneira errada do que a coisa errada de maneira certa." Tinha pouquíssimo conhecimento intelectual, mas grande sabedoria. E através de sua sabedoria ele foi além, e destacou-se sem jamais pretender fazê-lo. Tenho certeza de que, ao longo do caminho, foi rechaçado por bandos de intelectuais mumificados que devem ter zombado de seus versos e de seus pensamentos, mas ele simplesmente seguiu adiante - sem lamúrias.É assim que todo mundo deve fazer, defendendo seus pensamentos e fazendo o que gosta, pois todos temos o direito de concordar e discordar, pensar e expressar, errar e acertar. Tenha um lindo dia!

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/05/2015
Reeditado em 11/05/2015
Código do texto: T5237928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.