DIA DAS MÃES. SANTA MÔNICA.

Hoje é dia das mulheres, abençoadas mulheres. Que sabemos nós das mulheres? Que nos trouxeram ao mundo e sem elas não podemos viver. Como chegaríamos aqui não fossem elas? Concedem o maior bem da humanidade, a vida. Nada maior. Sagrada e mística no mergulho das interrogações.

Convivemos e vivemos com elas, as mulheres, nos apaixonamos por elas, um mundo de possibilidades psicoafetivas.

E elas, mesmo com essa primazia, gerar vida, na história tiveram pouca voz. Os homens diziam o que elas eram, e o que deviam fazer. E muitas fizeram passagem em rastro de luz de inigualável conteúdo. Santa Mônica foi uma delas, na formação do ideal cristão materno.

Por ela desponta Santo Agostinho em papel de mediação divina que o próprio filho lhe atribui.

Como afirma São Paulo, ainda que a mulher seja obediente ao homem "porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, caiu em transgressão", "ela será salva pela sua maternidade, desde que, com modéstia, permaneça na fé, no amor e na santidade" (1 Ti 2, 12).

Salva pela maternidade! Salva e santificada. Não é difícil ver essa salvação. Nossa Senhora tem a mudez das falas relativas à sua presença no Gólgota. Essa salvação vem dessa força maior, uma resignação que salva e encoraja, como em Santa Mônica que entre preces e lágrimas tirou o filho da dissipação.

Mônica foi personificada como salvadora e cume do cristianismo pelo legado de seu filho do qual foi fio condutor. A maternidade da excelência santificada.

Ela teve uma rígida educação católica transmitindo isso ao filho. Sua vida estava destinada a ser escrita pela dor e esperança, de ainda em vida verem cumpridas suas preces.

Santa Mônica é santa, não por ter realizado qualquer milagre, ou por ter sido martirizada, como foram tantos santos cristãos da idade média. Ela é santa pela maternidade, por ser mãe. Mãe de um santo, um instrumento divino. Ela é o meio para o fim. Trouxe ao mundo o construtor das “Confissões”, um santo. Sua maternidade é a dos novos tempos, da virada do mundo antigo para o medievo. Seu atributo não possui redenção ou conflito algum. Ele é a prece atendida, a fé vivida de modo intenso e único entre lágrimas e preces.

Com Santa Mônica temos a mãe cristã em toda a sua acepção. Salve o dia das mães.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/05/2015
Reeditado em 10/05/2015
Código do texto: T5236488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.