PRECONCEITO. DISCRIMINAÇÃO.

SEMPRE TIVE DIFICULDADE, POR FALTA DE RECEPÇÃO, EM DEMONSTRAR QUE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SÃO COISAS DIVERSAS E QUE DISCRIMINAÇÃO SIM, É SENTIMENTO.

Preconceito significa conceito prévio, positivo ou negativo. Posso falar sobre algo ou alguma coisa positiva ou negativamente, um conceito, ou estabelecer o meu conceito prévio, um preconceito. Tenho um conceito prévio negativo quanto aos políticos, discrimino políticos, isso é pejorativo, com razão de sobra no Brasil em relação aos políticos, exemplifique-se.

“Preconceito.

O preconceito é uma opinião sem julgamento. Assim, em toda a terra, se inspira às crianças todas as opiniões que se quiser, antes que elas possam julgar. Há preconceitos universais necessários, e que constituem a própria virtude. Em todas as partes ensina-se às crianças a respeitar, a amar os pais, a considerar o roubo como um crime, a mentira interesseira como um vício, antes que possam imaginar o que é um vício e uma virtude. Há, portanto, preconceitos muito bons, são aqueles que o juízo ratifica quando se raciocina. Sentimento não é simples preconceito, é algo muito mais forte. Uma mãe não ama seu filho porque lhe foi dito que deve amá-lo; ela o ama profundamente mesmo contra sua vontade.” Voltaire; Dicionário Filosófico.

Discriminação é substantivo feminino indicativo de distinguir ou diferenciar. O sentido do vocábulo aborda fenômeno sociológico.

Discriminação acontece negativando,diversamente de preconceito. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade (xenofobia), religião, situação social, etc. Pronuncia-se o vocábulo preconceito como se já carregasse discriminação, o que é equívoco.

Condutas discriminatórias resultam na negativação ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, religioso, cultural, político ou econômico.

Discriminar é dirigir-se censurando, marcando com a diferença que se visa estabelecer. Posso ter aversão pelo homossexualismo e sua exibição pública, seria preconceito negativo discriminatório, conceito prévio negativo, mas a liberdade sexual constitucional garante esse direito, desde que não agrida direitos de terceiros.

Posso ter discriminação contra políticos, entender que quase todos são pessoas que visam pessoalismos e têm total indiferença com a coletividade, discriminação, conceito prévio negativo em relação à corporação, direito de representação que conquistaram pelo voto, seja de que maneira for, só ilegitimado se provado crime no sufrágio, no voto.

MAS CREIO QUE HOJE A MAIORIA TEM UM PRECONCEITO NEGATIVO, UM CONCEITO PRÉVIO DISCRIMINATÓRIO COM POLÍTICOS. Eu tenho esse preconceito discriminatório com a política atual.

Há total discriminação com relação aos políticos. Discriminação é preconceito negativo. Indica negação ao que possa representar de bom em valores. A não ser por aqueles que obtiveram um favor configurado em migalha e miséria remediada, quando qualidade e qualificação são negadas, e a “panela” é a maior oposição do momento, calando as mentiras iteradas e reiteradas. Mesmo os que receberam esmola de um país rico, das mãos dos falaciosos que enriqueceram usurpando e não mais podem falar, amordaçados, e primários na fala. Muitos dos enganados agora batem panelas, em expressivo número repensam escolhas.

O pior é inexistir escolhas sérias. Falta liderança.

Mas, como dizia Voltaire:

“São necessários vinte anos para levar o homem do estado de planta, que é no ventre de sua mãe, e no estado de puro animal, que é a partilha de sua primeira infância, até o estado em que a maturidade da razão começa a despontar. Foram necessários trinta séculos para conhecer um pouco sua estrutura. Seria necessária a eternidade para conhecer alguma coisa de sua alma. Não é necessário mais que um instante para matá-lo”. Voltaire; Dicionário Filosófico.

É ASSIM TAMBÉM COM A LIBERDADE, CONQUISTADA PASSO A PASSO, EM FATOS E MOVIMENTOS CÍCLICOS. E CONSEGUE-SE DESSA FORMA LIDERANÇAS NÃO PASSÍVEIS DE CENSURAS, DISCRIMINAÇÕES, SÓ NÃO É POSSÍVEL CONFUNDIR PRECONCEITO COM DISCRIMINAÇÃO.

E nos diz Voltaire sobre “Espírito Falso.

“Por que estranha bizarrice homens sensatos se assemelham a Dom Quixote, que acreditava ver gigantes onde os outros homens só viam moinhos de vento? Há cegos, zarolhos, vesgos, caolhos, de vista longa, de vista curta ou de vista distinta ou confusa ou fraca ou infatigável. Tudo isso é uma imagem bastante fiel de nosso entendimento, mas praticamente não conhecemos vista falsa.

Há muitas maneiras de ter o espírito falso: 1- Não examinar se o princípio é verdadeiro, mesmo quando dele deduzimos consequências justas; 2- Tirar consequências falsas de um princípio reconhecido por verdadeiro. O bom espírito, o espírito justo os desenreda, disso decorre o fato de termos visto tantos julgamentos iníquos, não porque o coração dos juízes fosse mau, mas porque não eram suficientemente esclarecidos”. Voltaire; Dicionário Filosófico.

ASSISTO ISSO DESDE A MAIS TENRA IDADE QUANDO FAZIA PARTE DE TRIBUNAL ADMINISTRATIVO, O QUE SE ARRASTA ATÉ HOJE, MESMO EM JULGAMENTOS PARTICULARES SEM MAIOR IMPORTÂNCIA OU REFLEXOS EM DIREITOS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/05/2015
Reeditado em 07/05/2015
Código do texto: T5233681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.