POLIAMOR UMA ALTERNATIVA DE SOCIDADE

Confesso que ouvi pela primeira vez sobre este assunto numa estação de rádio aqui em Salvador com a Dra. Regina Navarro Lins. É um assunto deveras interessante e que ainda em pleno século XXI, podemos dizer ser um tema tabu para quem tem conhecimento e ao mesmo tempo é desconhecido para grande maioria da população.

Segundo definição dos seus seguidores, "o poliamor tem como objetivo múltiplas relações afetivas moralmente com envolvimento profundo e planejado de longo prazo". Ao contrário das relações livres, da compersão, ménogi á trois, swing.

Esse movimento surgiu em meados dos anos 80 nos EUA, na Europa, tendo uma prevalência neste continente na Suíça, Alemanha e Reino Unido.

Segundo a Dra. Regina Navarro Lins, estudiosa do assunto, a difernça entre relacionamento aberto e o poliamor é que nas relações abertas cada um pode sair ter sua vida independente do outro, e você pode comentar ou não sobre as outras pessoas com as quais se relacionou, mas a maioria não comenta. Já o poliamor vai além, ele pretende que seja natural para todo mundo,amar e ser amado por outra pessoa. Os adeptos do poliamor entendem que o ciume não existiria porque você não será trocado por outro, porque você não precisaria abrir mão de ninguém para estar com outra pessoa.

Essa corrente de pensamento para mim seria uma nova alternativa de sociedade. A monogamia é um tipo de relação já por demais desgastada que cria em muitos casos a monotonia, a posse do outro,o ciume doentio.

Vivemos no mesmo espaço na Terra, mas em mundos completamente diferentes. Cada vez mais grupos de pessoas percebem o quanto as amarras da monogamia, do sistema capitalista como um todo trava a felicidade das pessoas,como dizem os sociólogos, vivemos padronizados o tempo todo e muitas vezes não temos noção de toda essa avalanche de normas e regras que somos submetidos.

Talvez essa corrente de pensamento seja por demais avançada para a pequenez da maioria das mentalidades dominante nos dias de hoje.

inclemente
Enviado por inclemente em 07/05/2015
Código do texto: T5233660
Classificação de conteúdo: seguro