RETA FINAL COM DIGNIDADE

É comum os aposentados que passaram toda a sua vida funcional pagando previdência privada (fundos de pensão das estatais) se aposentarem e, pasmem, ficarem pagando quase 30% dessa aposentadoria ao fundo porque, segundo os seus gestores, um estudo atuarial detectou um déficit e é preciso cobrí-lo para que o fundo não quebre. Detalhe: muitos aposentados há mais de 20 anos pagam essa taxa absurda. E quase todos estão com mais de 70 anos, só lhe restam no máximo seis,sete ou dez anos de vida. Vivem apertados, devendo, no vermelho, esmagados e muitos com depressão. Por que esses fundos que apresentam superavit nos seus banlanços não reduzem essa contribuição leonina a no máximo 10%? Por que não permitem que esses aposentados vivam a reta final das suas vidas com um pouco de dignidade?

E não há uma so liderança que se evante contra esse absurdo, prefere-se cuidar dos próprios interesses e abocanhar mais poder e propinas. Tem mais: esses aposentados pagam, por exemplo, durante o ano 20 mil reais de contribuição ao fundo, mas só podem deduzir no acerto com o leão 12% dos que ganham de salário, dos vinte só deduzem no máximo 10 mil. Resultado: como recebem também uma mincharia do INSS (que mudou de nome) no acerto pagam uma fortuna de imposto, para fazer face a mordida do leão recorrem a empréstimos com juros escorchantes. Alguns já devem quatro, cinco empréstimos. Para fazer face ao pagamento deixam de comprar os rem´´edios que necessitam para continuar vivendo, aliás, vegetando. Vão durar pouco, o que seráotimo para a saúde dos fundos de previdência das estatais. E ainda ahá o ajuste econômico. Como o nosso Brasil é injusto para os aposentados na reta final de suas vidas. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/05/2015
Código do texto: T5233429
Classificação de conteúdo: seguro