Informe terrorista - córrego secou!

Espalhados pela cidade estavam uns outdoors da Prefeitura com o seguinte anúncio: “se você não economizar, sua água vai faltar!”. No mesmo telão público intransmutável vem a foto de um caminho que dizem ser o leito de um córrego jaz seco. Consequentemente cabe-me a mim dizer que há dois significados para o que nos impõe aquele gigantesco, curioso e fatídico tabloide:

1 - o infortúnio da falta dágua está ocasionado pela longa estiagem a abranger todo o território nacional; é cioso e real fato;

2 - a desbragada teimosia dos cidadãos pinheiralenses, por utilizarem a água sem o devido critério econômico, levou-nos a tal descalabro que o córrego Martelo secou; é grotesco e perverso boato!

Gastar dinheiro público em informação tão sem critério é um modo de dizer que está trabalhando? Ou fazer informe terrorista é mais vantajoso e prático? Nunca fui ao córrego Martelo para dele beber um copo dágua. Jamais me esqueci de falar que nossos cursos dágua estão assoreados. E que com isto (todo técnico agrícola sabe disso) fatalmente a fonte vertedora, dia mais dia menos, secará. Acaso o rio Paraíba secar; aí sim; nós vamos ficar sem água, porque secando o Paraíba todos os seus afluentes secaram... É interessante vermos que o governo municipal esqueceu-se de dizer no próprio outdoor, a título de informação pública, a sua mea culpa consciente; um alerta aos que desmatam, aos que não protegem nossos rios, regatos, riachos, arroios, córregos, enfim, as nascentes de qualquer curso dágua em nossa circunscrição. É verdade, um córrego secou em Pinheiral, mas não foi pela falta de critério dos moradores na utilização da benfazeja água, e sim pela decorrente incapacidade de gestão sobre o manancial hídrico ora seco.

Falta de zelo e proteção faz o próprio Cachimbal ser a prova disto por um futuro nada promissor. O atual prefeito foi (e é honoris causa) diretor do Colégio Agrícola, e ele sabe que nunca se fez plantio algum ao longo da APA do Cachimbal (suas águas abastecem exclusivamente aquele educandário, abrangendo 80% de suas terras), mas se sua água hoje é poluta, é porque a equipe da gestão de Arimatéa naquele estabelecimento e hoje como prefeito, jamais se integrou com a comunidade local, trabalhando no sentido de informar, conscientizar e educar os posseiros agrários ao longo dele, para protegerem os cursos dágua a abastece-lo. Aliás, este que secou foi por falta de plantio de árvores respeitando suas margens como manda a lei e o dever de proteger o que é natural, indefenso e perecível.

Nosso compromisso com o uso da água é fazer o que fizemos com a desatentada e descabida invasão da Granja RICA nas margens do rio Paraíba do Sul. Lutamos com unhas e dentes para remover aquela perniciosa e famigerada poluidora do ar e da água que nos serve, mesmo sabendo que a RICA tinha uns galpões de aves dentro do Colégio Agrícola, e sem ter da direção daquele setor de ensino, qualquer significado de manifestação para mostrar a seus alunos que somos, sim, responsáveis pela água que é do sagrado uso nosso todos os dias. Quando os governos municipais estiverem tomados de modéstia, aceitarem suas falhas como crassos erros; evidente é que não teremos dinheiro público gasto em matéria com informe terrorista.

Afinal de contas o córrego secou por falta de administração, por descuido e infantilidade, por despreparo e incompetência, ausência de diálogo, informação e humildade no ato de servir publicamente, e não porque somos a absurda razão de inaceitável mentira.