Um Café com a Inspiração (Relato de um encontro com essa sensação)

Faz muito tempo que não coloco em letras digitais meus pensamentos. Não tenho tanta certeza do último escrito, mas tenho certeza que não condiz com a velocidade dos acontecimentos e pensamentos que vivenciei nessa Ausência Virtual nos últimos meses.

Porém essa distância me fez viver poesias de uma forma como nunca escrevi antes. Muitos versos me visitaram, muitos pensamentos também, mas nada se compara ao fato por mim recentemente vivenciado.

O que me motiva estar aqui para me expressar é um encontro que esses dias tive, diante uma Janela, num café que frequentemente vou. Nesse dia tive um encontro com alguém que não imaginava que poderia para mim se apresentar e sobre isso agora eu vou falar.

Um Café com a Inspiração (Relato de um encontro com essa Sensação)

"Se sentou a minha frente e me olhou com um olhar profundo, e se apresentou como devia ser: - Satisfação, eu sou conhecida como Inspiração, é meu todo esse Prazer!!!

O Sol Brilhava forte lá fora, e percebi que aquele momento era único, queria saber tudo o que ela tinha para me dizer, e foi muito interessante ver todos os lados dessa ação Divina dada aos humanos.

Parecia um sonho, daqueles que você pensa que nunca irá sonhar, ou que está maduro demais para vivenciar, mas ali estava ela, sentou comigo tomou um café e comeu alguns chocolates diante da janela, afinal, para que ela se apresente tem que haver um bom ambiente e algo que facilite sua expressão, a música que tocava não agradava e brincamos até com essa situação. Mas nada atrapalha a Inspiração.

Me trouxe algo que não esperava receber, me trouxe a receita de todas as certezas que nós humanos temos, em silêncio me falou de todas suas desaventuras e aventuras, me falou sobre como age, me contagiou com sua alegria, e mostrou toda sua forma em se apresentar a expressão humana, e ali mesmo, lhe ofereci uma poesia que expressava o que sentia naquele momento, afinal, ali estava com ela, e me inspirei na Inspiração.

Após esse momento percebi que ela mudou. Foi como se quisesse se afastar, como se quisesse disfarçar que não tinha novamente em mim encontrado uma morada. E diante disso ela me trouxe da certeza sua inversão, me mostrou o seu outro lado, que também havia beleza, pois já tinha vivido isso em outras ocasiões, a fuga de certos sentimentos para mim não é anormal, mas percebi que aquela cena era nova e vivenciei isso em sua totalidade e dai percebi o por que tanto tempo ela tinha ficado longe de mim e por que ali se apresentara.

Se fosse antigamente, e eu me deparasse com a Inspiração, mas percebesse que para tê-la tivesse que ter paciência, compreensão, coragem e sabedoria, com certeza eu não aguentaria, sofreria muito, e isso iria trazer um belo trauma para minha vida em todas suas partes.

Mas naquele momento, olhando em seus olhos que refletiam os meus, toda repleta de luz e claridade a minha frente, e ao mesmo tempo, tendo que entender, que para realmente tê-la em minha vida, precisava compreender suas ausências e todas as suas fugas, encontros e desencontros, compreender todo tempo que ela se ausentou para que ocorresse em mim aquela maturidade, senti uma tristeza alegre, e uma saudosa saudade futura, e sensações que antes me causavam repúdio vieram a minha imaginação.

Pude compreender que a única certeza que tenho são as Incertezas dessa Realidade, que criamos sempre, tentando viver sonhos em novas histórias, tentando se inspirar para seguir em frente, superando traumas e as vezes criando novos, tudo isso em busca daquilo que se chama felicidade, porém que não acontece, se não tiver o real encontro com essa dualidade que se apresentar na Inspiração, afinal, necessitamos da Expiração para que o ciclo de complete, e a vida aconteça.

E de repente percebi o quão frágeis somos com essas inúmeras Personas sociais que temos que representar e vivenciar, e de repente percebi que tudo o que estava vivendo podia ser uma mera ilusão, inclusive aquilo, e de repente percebi que na verdade a única verdade que eu tinha certeza é que não havia mentira em cima daquela mesa e é lógico, teria que enfrentar nesse segundo de pensamento, essa sensação, até voltar a se sentir bem e ver que a grande verdade é que tudo é normal e que de todas as histórias, o Medo é o Grande Vilão.

Mas tendo essa Inspiração, indaguei a ela sobre o medo, por que ela vinha me apresentar algo que não acredito, por que tenho que direcionar isso para o medo? Afinal, se falar que isso ou aquilo é culpa do medo, então estou fazendo como muitos fazem, sempre tendo que encontrar um culpado para tudo, e nesse caso, o grande culpado então é o medo? E sendo o Medo um sentimento, e sendo que o sentimento é alimentado por uma crença ou então pela sua ausência, e sento eu o responsável pela ação e pensamento, eu duvidei naquele momento da Inspiração e disse que o Medo não era o Grande vilão.

Na verdade não se tem errado ou certo, na verdade a incerteza é a certeza desse inverso, na verdade posso escrever um conto e no meio dele fazer esse verso, não há métricas no mundo da Inspiração quando se senta com ela em um café se come bom bom e se abre o coração.

Eu alimento aquilo que quero, e aproximo de mim somente aquilo que realmente preciso, hoje sou assim, a vida me fez dessa forma, e isso me faz revisar todos os dias, minhas decisões e tirar de tudo isso certas provas.

Ali, sentado diante a Inspiração, finalmente compreendi sua ausência, e também compreendi o que preciso para vivê-la em sua plenitude. É simples e complexo, é vital e difuso, porém, para viver a Inspiração em sua totalidade, é necessário desprender-se de tudo aquilo que não seja para mim uma verdade. Porém agora eu te pergunto Inspiração. O que é verdade???

Nossa conversa foi profunda, e confesso que por mim ficaria horas conversando com essa força maravilhosa que veio me visitar. Fiz um convite para ela, e me disse que iria pensar. Ofereci para ela minha eterna companhia diante todas as situações e ela me disse que aceitaria e que me apresentaria as condições.

Pediu que compreendesse todas suas ausências e todas essas verdades, Pediu que tivesse força, fé, foco e coragem. Agradeceu minha presença e a oportunidade em me visitar. Disse que tinha que ir, mas que iria voltar, pois conhecerá a minha necessidade dessa experiência Experimentar.

Se despediu e antes de ir me disse suavemente olhando em minha direção: - Seja dono da tua história, ela está em suas mãos.

Antes de ir também me disse que em breve outro sentimento viria tomar um café comigo, e que isso me ajudaria a seguir firme em meu caminho, e confesso a todos, essa foi uma das melhores experiências que já aconteceu comigo.

Pude naquele dia, enfrentar todos os meus fantasmas, pois depois que me despedi da Inspiração fiquei com uma sensação inacabada. A noite a tristeza quis me visitar, queria tomar um chá comigo, mas não aceitei essa oferta. Continuei ali fazendo o que era preciso, Pois sei que a Inspiração chega na hora certa."

Gratidão!!! E até breve, Doce Inspiração...

att,

Fernando Lobos

03/05/2015