LIBERDADE...!

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2015/05/liberdade.html

LIBERDADE NÃO É UMA PALAVRA ABSTRATA, MAS CONCRETA E DEVE SER PRECEDIDA DE RESPONSABILIDADE! VIVA A SUA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, LEMBRANDO SEMPRE QUE AONDE TERMINA A SUA, COMEÇA A DO OUTRO! (CARLOS COSTA)

Qualquer que seja o tipo de liberdade com ou sem corrupção, será sempre melhor que qualquer ditadura que engana, mente e impõe sua vontade e a de quem está no Poder! Na liberdade democrática pode-se corrigir rumos; na ditadura, só com o uso da força, sequestros, saques, assaltos em busca da liberdade perdida, usurpada. Contudo, toda liberdade sempre vem precedida de uma responsabilidade, exercendo livremente sua cidadania, com respeito, ordem e reivindicando direitos.

De uma forma simplória e filosófica, a palavra “liberdade” significa a condição de um individuo não ser submetido ao domínio de outro. A liberdade, contudo, tem outros significados mais amplos. O teórico jurídico Kelsen, defendeu que toda força impositiva se justifica pelos atos que promove na condução de um Poder, mesmo usurpado, mas não é bem assim! A liberdade é a ausência total de submissão, servidão e determinação. É a total e responsável independência do ser humano! Por isso, com todo respeito, não aceito a teoria do jurista, embora em poucos casos, se justifique esse terror.

Na prática, liberdade é um conceito tão genérico e ao mesmo tempo concreto que transcende o entendimento de muitos que entendem a liberdade como o ato de depredar, destruir patrimônio público e privado, incendiar etc. Também entendem como o direito de bater em professores em greve, negar que acessem a casa do povo, que não é mais tão do povo assim porque a Justiça nunca está do lado de quem deveria, Mas se isso é liberdade, o que seria, então, uma prisão sem grades? Em sentido inverso, seria a mesma coisa! Liberdade não é só o direito de agir sobre seu livre arbítrio, porque antes precede de uma obrigação, um dever, uma jurisprudência, qualquer coisa. Liberdade por liberdade pura e simplesmente é anarquia e na anarquia sem responsabilidade, seria igual a uma prisão sem grades porque a anarquia é um processo que também vem precedido de responsabilidade.

A liberdade é histórica e foi criada em 1793, criada pela Revolução Francesa, que adornou em sua bandeira as palavras “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, porque sozinha, isolada, a liberdade não é nada. Ela teria que vir com igualdade e fraternidade entre as pessoas. No Brasil do individualismo, do ter por ter, do querer sempre para si sem pensar nos outros, a palavra liberdade sem ser precedida de responsabilidade, é ainda um dos maiores problemas que dificultam a condução de um país próspero, responsável e desenvolvido, porque existe liberdade sim, mas faltam a igualdade e a fraternidade! Sem isso, a liberdade não passa de um sonho e o Brasil está sonhando, infelizmente, porque nada do que ocorre foi idealizada por pensadores e filósofos como Sartre, Descartes, Kant e Marx que disse “se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária” ou, ainda, “se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça”.

Que quis dizer Karl Marx? Liberdade de agir, amar, se doar, respeitando a liberdade do próximo e, respeito, é o que ainda falta muito para o povo brasileiro aprender porque, infelizmente, a liberdade continua sendo, na cabeça da grande maioria do povo, um conceito utópico porque quando se a tem, não se usa para o fim do bem e também porque permanece questionável se realmente os indivíduos têm a liberdade que dizem ter, se as mídias realmente existem livres ou não!

Eticamente, a liberdade também está relacionada ao conceito de responsabilidade, o que mais está em falta no Brasil das revoltas, dos professores sendo enfrentados pela polícia, sem poder entrar na casa dos parlamentares que elegeram....Isso é ridículo! Como já se viu liberdade sem liberdade? Concluo essa crônica com as palavras do Hino da República, escrito por Medeiros de Albuquerque: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!” porque os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, criando seu próprio mundo e defendendo seus próprios interesses e não os coletivos, como deveria ser.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 02/05/2015
Código do texto: T5228409
Classificação de conteúdo: seguro