ODE A SOLIDÃO

Quanto mais velho me torno mais reconheço as sábias palavras de tantos pensadores sobre a importância da solidão,mostraram o quanto ela é salutar, percebo que ela não me problemas, ao contrário, só sobra paz. Antes eu reclamava, ficava insatisfeito porque não tinha uma companhia alguma para trocar ideias, me lamuriava, me sentia infeliz. Que babaca que eu era. Colocava minha felicidade nas mãos dos outros, como se A,B ou C fosse a peça fundamental do meu ser.

Como se diz,nascemos sozinhos, e morremos também solitários.Quantos problemas eu teria evitado se tivesse evitado a companhia de tanta gente em minha vida? Como pessoas como eu custam tanto amadurecer na vida? Foi preciso ter vários baques no transcorrer da minha existência para eu tomar consciência da real importância da solidão.

Tantas e tantas pessoas não temem a solidão? Eramos Carlos tem uma canção onde ele lembra o ditado das nossas avós, "antes mal acompanhado do que só". Essa crença ainda perdura em grande parte da população, mas que aos poucos vai se dissipando. E nada melhor para substituir pessoas cada vez menos confiáveis do que animais.

Ainda na mesma canção, o compositor e cantor refere-se a solidão como um dragão, uma fera que precisa ser combatida, mesmo que ao preço da companhia de pessoas que não seja do nosso agrado.

Já Guilherme Arantes, em sua canção" meu mundo e nada mais" nos mostra que o refugio da solidão é a melhor atitude para nos livrar das decepções, das traições das pessoas.

A própria sociedade capitalista introjetou essa crença de que necessitamos desesperadamente de alguém e que a solidão fal mal ao coração, o psicológico e outras tolices. Só mais tarde fomos conhecendo e aprendendo com a filosofia oriental sobre a importância de estarmos conosco mesmo é vital para nossa saúde psicológica e orgânica;

inclemente
Enviado por inclemente em 01/05/2015
Código do texto: T5226751
Classificação de conteúdo: seguro