UMA FAIXA DISPUTADA POR MUITOS.
UMA FAIXA DISPUTADA POR MUITOS.
Nesses últimos doze anos o Brasil tem passado por problemas gravíssimos, tais como: Corrupção, Lavagem de dinheiro, Propinoduto, Mensalão, grande volume de dinheiro depositado em paraísos fiscais e obras não concluídas, como a Transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina, que tinha a Construtor Delta como responsável que andou se metendo em enroladas e hoje não se fala mais nem na construtora e nem nas obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O que realmente cresceu vertiginosamente no Brasil foi à corrupção, que deixou os cofres da nação secos e sem nenhuma perspectiva de recuperação.
Devido a esse câncer que se espalha rapidamente pelo Brasil, muitas obras foram superfaturadas e a construtoras “lavaram a burra”, no entanto, com a exacerbação da propina agora estão enrolados feitos “papel higiênico”. Eles não param na medida em que políticos desonestos são presenteados ou favorecidos por verbas ilegais. A fome de dinheiro aumenta e com ela a corrupção que já está balançando os alicerces do nosso querido Brasil. É muita gente querendo enricar ilicitamente. A atitude mais viável e inteligente seria o trabalho em prol da sociedade brasileira. O trabalho honesto é a única solução para minorar a situação caótica dos brasileiros.
Desde que se encontre em condições orgânicas favoráveis, dedicar-se ao exercício constante de uma profissão nobre e digna. O engrandecimento da vida exige tributo individual ao trabalho. Examinar os temas de serviço que lhe digam respeito, para não estagnar os próprios recursos na irresponsabilidade destrutiva ou na rotina perniciosa. Da busca incessante de perfeição, procede a competência real. A Justiça encolhe os braços toda vez que julga corrupto. Eles deveriam está na cadeia e não nas benesses de cumprir a prisão domiciliar. Diante dos fracos e oprimidos, a justiça cresce os braços e o julgamento é zás-trás.
Olhem as aberrações: “365 milhões de reais foi o que uma empresa ligada à ex-ministra Erenice Guerra movimentou em quatro anos”. Eduardo Cunha, Temer e Renan disputam quem manda no “parlamentarismo branco”, o vácuo de poder deixado por Dilma Rousseff. Com tantas falcatruas políticas podemos afirmar que no Brasil de hoje não existe cidadania e nem democracia. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada. Infelizmente não é o caso do Brasil no momento atual.
A Constituição é o processo pelo qual se constitui ou se forma alguma coisa. É o ato de constituir, de compor ou de estabelecer. A palavra constituição pode ser usada para fazer referência à nomeação ou designação. Também é um conjunto de normas regulador de uma instituição, de uma corporação e ainda o conjunto de caracteres anatômicos, funcionais, racionais e psíquicos, hereditários e adquiridos que marcam um indivíduo. Será isso que vemos hoje no Brasil? É a Carta Constitucional, é a lei fundamental e suprema de uma nação, onde contém as normas relativas à formação o governo, distribuição das competências, direitos e deveres dos cidadãos etc. Será que esses exemplos são praticados no Brasil hoje?
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem grega demokrastia que é composta por demos (povo) e Katos (significa poder). Nesse sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, ondes existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as decisões políticas.
Lamentavelmente estamos longe disso. De olhos bem abertos. – A faca e o queijo. O vice-presidente Michel Temer assumiu a coordenação política do governo; todo o poder ao PMDB para tentar controlar o partido. Com Temer à frente, mais acossado por Eduardo Cunha e Renan Calheiros, O PMDB ocupa o vácuo do poder deixado por Dilma e Pelo PT, que, desmoralizado nas ruas, teve seu ex-homem forte preso. A maior dificuldade do vice-presidente será com os próprios colegas de partido - Renan Calheiros no Senado e Eduardo Cunha, na Câmara. No PT, do tesoureiro João Vaccari, e do ex-deputado André Vargas o problema é outro, a polícia. Em 2015, manifestantes exigem ética.
Nove anos atrás, a petista Ângela Guadagnin zombava dos brasileiros dançando depois da absolvição de um mensaleiro na Câmara. Dilma Rousseff reduziu ainda mais a influência do PT em seu governo. O partido derreteu – O PT enfrenta o pior momento de seus 35 anos de existência. E, desta vez, nem Lula escapou: pesquisas mostram que a sua popularidade foi ao chão. A propaganda que o PT levou ao ar não mostra nenhum de seus dirigentes e afirma que o “ódio” ao partido decorre da prisão de poderosos, faltou dizer que, na safra recente, boa parte deles é petista. “Colocamos mais gente importante na cadeia por corrupção do que nos outros governos”. (Disse Dilma Rousseff). André Petry – O PT, os outros e um sistema em ruínas.
O PT sempre devotou um desprezo vegetariano à partilha do campo ideológico com seus aliados. Seu apetite carnívoro pela hegemonia fez com que a ideologia fosse sempre a que o partido quisesse. Os oráculos do poder. A Polícia Federal encontra elos entre Erenice Guerra, a braço-direito da presidente Dilma Rousseff, e o lobista Alexandre Paes dos Santos, alvo das investigações sobre o esquema de corrupção na Receita Federal. Em apenas uma empresa, o grupo movimentou 365 milhões d reais. (Fonte: Revista Veja). A Polícia federal apreendeu documentos que mostram que a ex-ministra Erenice Guerra está associada não só na Receita Federal, mas também no setor elétrico.
Ereniceleaks – Em uma investigação de tráfico d e influências, A Polícia Federal apreendeu o computador usado pela ex-ministra Erenice Guerra no Palácio do Planalto. Havia nele mais de sete mil mensagens armazenadas que não deixam Dúvida. Como ministra da Casa Civil e assessora direta de Dilma Rousseff no ministério mais importante do governo, Erenice Guerra mantinha contatos funcionais com as maiores empresas do país e tinha acesso e influência em todas as áreas do governo. Petrobras – Os assuntos mais sensíveis a então ministra Dilma Rousseff passavam pela mesa de Erenice. Quando o diretor de Abastecimento d Petrobras, o delator Paulo Roberto Costa, escreveu pedindo ajuda no Planalto para garantir os repasses de verbas às obras da Petrobras que rendiam gordas propinas ao bando do Petrolão coube a Erenice fazer o assunto chegar a Dilma.
Belo Monte – Com forte influência no setor elétrico, Erenice Guerra coordenava o andamento de grandes obras do governo nesse segmento. No caso da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, por exemplo, ela cobrava diretamente de Marcelo Odebrecht, o dono da empresa, o andamento das negociações de construção das obras. Como ministra da Casa Civil e assessora direta de Dilma Rousseff no ministério mais importante do governo, Erenice Guerra também usava o cargo para fazer lobby, ajudar a parentes e defender interesses estranhos ao governo.
Receita – Erenice foi requisitada por Antonio Carvalho para ajudar o advogado José Ricardo da Silva a mudar a composição do Carf, o tribunal da Receita Federal. Depois de deixar o governo, a ex-ministra se associa ao advogado um dos chefes da quadrilha que cobrava propina para fraudar decisões do conselho. O lobista Alexandre Paes dos Santos, filho do ex-presidente Lula: a tática é aproximar-se de pessoas influentes no governo. Paulo Rabello de Castro em entrevista a Revista Veja diz: “Parece barato, mais sai caro”. –Para um dos fundadores do Movimento Brasil Eficiente, a distribuição de vantagens e subsídios pelo governo ajuda pouco, atrapalha muito e é a principal causa da estagnação da economia.
Uma forma de ilusão coletiva que prevalece quando o público está mais suscetível ao governante de feitio populista. O governo grátis é o estágio mais avançado da doença do populismo. Nesse estágio as pessoas as pessoas passam a acreditar que um governo pode produzir vantagens extraordinárias para todos sem custo para absolutamente ninguém. Isso é uma proposição absurda, mas que, no entanto, tem aceitação quando um é levado a crer que são os outros que vão arcar com o custo extra.
Quando essa ideia triunfa coletivamente, é um desastre, pois no fim sobrarão lágrimas para todos só lágrimas e contas a pagar. “O governo grátis é o estágio avançado do populismo. As pessoas acreditam que se podem oferecer vantagens sem custos”. “A carga de impostos deveria ficar congelada, em quarentena. Os recursos saem da margem de lucro das empresas ou do gasto das famílias com a educação dos filhos e são dilapidados em uma despesa pública que não é produtiva”.
“Na física o momento da virada é considerado um ponto de acumulação a partir do qual ocorre uma ruptura. Estamos próximos desse momento. O mal-estar está nas ruas. As pessoas passaram a ter senso de urgência”. A ameaça da velha senhora. A inflação atinge o maior ritmo em mais de uma década e diminui o poder de compra dos salários, aprofundando a retração na economia. Combater os reajustes exigirá uma dose adicional de arrocho. A inflação brasileira não era tão elevada desde 2003, mas agora assusta. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE