ORAÇÃO POR CHUVA
ORAÇÃO POR CHUVA
Os nordestinos sofrem mais uma vez o fenômeno da seca. Na realidade existe uma má distribuição de chuvas, maioria dela se perde no oceano, e não chega a atingir o solo. Os profetas do sertão fazem seus prognósticos, mas quase sempre o tiro sai pela culatra. A nossa quadra invernosa, ocorre em virtude da aproximação do Estado da linha do Equador. Esta quadra corresponde aos meses de fevereiro, março, abril e maio, como já estamos no mês de maio, chuva que é bom pode vir, mas as possibilidades são poucas. Quero afirmar que não sou profeta, nem tenho a mínima pretensão. Porém queria relatar um fato curioso que aconteceu em Israel. Em novembro de 1999, cinqüenta místicos judeus, estudiosos da Cabala, promoveram um ritual de seis horas de duração com o firme propósito de dar fim à pior seca de Israel. Os cabalistas circundaram o país sete vezes, a bordo de um avião, recitando antigas orações. Cabalistas oram por chuva e...Choveu!
Moshe Nimmi, membro do conselho religioso de Jerusalém, disse que o rito foi baseado nos relatos bíblicos da marcha de tropas ao redor de Jericó. Os combatentes deram sete voltas ao redor da cidade para derrotá-la. Para salvaguardar, ou assegurar o êxito dos trabalhos, os místicos jejuaram por três dias consecutivos e fizeram uma visita ao sepulcro de um importante cabalista. Para surpresa de todos, poucas horas após a conclusão do ritual, uma forte chuva, começou a banhar o país e em várias regiões. A despeito do aparente sucesso da empreitada espiritual, os cabalistas continuaram orando.
Fica aí este fenômeno, vamos orar, pedir ao Pai Maior pela nossa segurança, pela nossa saúde e educação, sabe lá se não surte efeito. Dizem os mais arraigados neste sentimento que a diferença entre os políticos e as orações é que o político faz promessa e não cumpre e as orações quando são feitas com fé surtem efeitos. Fica aí a sugestão para os meteorologistas do Ceará.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO
ACADÊMICO DA ALOMERCE-MEMBRO DA ACI.