REMINISCÊNCIA: MENINO DE DEZ ANOS

REMINISCÊNCIA: 1970

MENINO DE DEZ ANOS

Crianças, estamos no ano de 1970. Chega fevereiro e tem carnaval. Corro para casa e me escondo embaixo da cama de mamãe, pois está saindo um bocado de papangu do hotel de Chico Travessa e tenho muito medo. É domingo de carnaval e tem desfile pela manhã. Penso que Os Econômicos vão ganhar, mas a minha torcida é pelo bloco Jovem Samba que conta com tio Hélio e os amigos dele. Na apuração, na terça-feira, eu bem que imaginei: Os Econômicos venceram.

Começa o ano letivo, eu estou na 3ª série no Grupo Escolar Abel Furtado. No primeiro dia de aula se apresenta como minha professora Dadá Felipe. Amigos, recreio, sopa de bugó, poli, pirulito, brincadeiras etc.

Eu moro na casa de Solon e em frente tem um pé de ficus. Hoje é domingo. No café da manhã minha mãe manda eu comprar pão na padaria de Joel Batista. Depois do café vou brincar perto de casa. Peraí, escuto Gutemberg gritando todo estrepado com arame farpado no 'bucho' e chamando por meu pai, Zelito. Isso numa porteira em um curral de vaquejada entre a cooperativa e a farmácia de papai. Pronto!, meu pai chegou, resolvido.

É junho, dia 17, papai prepara o jeep com a bandeira e vamos a Angicos assistir Brasil e Uruguai na casa de Barrué Antas. Brasil ganhou de 3 x 1.

Chega dia 21 de junho, é final da Copa do Mundo de 1970: Brasil e Itália. Vamos novamente à terra do pelo. O jeep já está enfeitado e lotado. Muita poeira, pois a seca está braba. Não choveu. dessa vez iremos assistir a decisão na casa do pai de doutor José Martins. A televisão era ABC, a voz de ouro, em preto e branco Fim de jogo: Brasil 4 x 1 Itália. Brasil tri campeão: 90 milhões em ação...

Depois da comemoração, vem o São João. Chega Zé Paulo de Saturnino Teixeira na minha casa com fogos de artifício. Imagem infantil linda. Bela noite de São João.

No domingo seguinte, pela manhã, estou brincando de patinete na calçada da balaustrada. À tarde mamãe manda eu tomar banho e vestir a melhor roupa. Pois vou para a pracinha do Country Club brincar, correr e comprar algumas guloseimas como pirulito na tábua, barba de papai noel, poli e gelé de coco.

Para a felicidade termino o domingo à noite no Cinema Paroquial do padre Antas. O filme é Django do caixão, com Franco Nero. Após o filme chega o seriado Flash Gordon no planeta Marte. Na técnica está seu Caldas.

Chega agosto, ensaio para o desfile de 7 de Setembro. Três instrumentos: 'bombo', tarol e caixa. As preliminares são dentro do Abel. Depois, em algumas ruas. Eita, hoje é 7 de Setembro, chegou o dia do desfile. Todos nós estamos fardados. Eu, ao lado de alguns baixinhos, fico na rabicheira.

O desfile ocorre pelas principais ruas da cidade com pelotão e algumas alegorias. Chegamos em frente à Prefeitura Municipal. Vamos recitar algumas poesias e cantar o Hino Nacional. Terminou. No outro dia, na minha infância e imaginação, eu pergunto: quem ganhou o desfile? O Abel estava lindo, então ganhamos.

Estamos em dezembro. Resultado de fim de ano no grupo escolar: Passei, passei. Alegria total com o canudo na mão. Depois, a véspera do Natal. Papai leva eu e minhas irmãs ao mercado. Vamos comprar cestinhas, dentro: Confeito de rapadura, amendoim, castanha e pipoca. Voltamos para casa felizes. No outro dia, embaixo da rede, uma bola Canarinho, presente de Papai Noel.

Gente, acordei. Tudo isso foi verdade no ano de 1970. Que infância bela!

Marcos calaça, jornalista cultural (UFRN).

Marcos Calaça
Enviado por Marcos Calaça em 30/04/2015
Código do texto: T5226068
Classificação de conteúdo: seguro