A viagem dos sonhos

Nascemos em uma família com muita dificuldade financeira. Faltava o essencial, que dirá o considerado supérfluo. Não tínhamos casa própria, não havia laser, nem brinquedos comprados em loja, até na alimentação havia restrição. As frutas macã e melão, por exemplo, eram caríssimas para nós, só de vez em quando. Não tínhamos televisão, nem certos equipamentos, era bem diferente de agora. Atualmente, apesar de toda a dificuldade, a classe operária tem mais acesso às coisas.

Nos feriados importantes nossa mãe trabalhava. Quem disse que empregada doméstica podia comemorar o natal, ao mesmo tempo que os patrões? Nunca. Ao chegar em casa ela estava quebrada, de tanto trabalhar. Não é somente o trabalhador operário, menos qualificado que trabalha em datas especiais, nos feriados e finais de semana. Os médicos também, idem os pilotos de avião, enfermeiros, condutores de transportes púbicos, motorista particular, condutores de trens, babás e muitos outros.

Meu irmão Noel Moreno Leite trabalhava em horários diferenciados, para completar a situação, o salário era apertado para os compromissos com sua família. Passaram-se anos, meu irmão trabalhava inclusive nas férias, para complementar o orçamento doméstico. Só assim ele conseguiu concretizar alguns sonhos de consumo, para a família.

Eu ficava chateada, pois ele não tinha laser nenhum. Não ia ao cinema, nem a restaurantes, nem conhecia outros países e cidades, etc. Só trabalhava, só trabalhava...

Meu sonho era mostrar que o mundo poderia oferecer algumas descobertas importantes para ele. Eu, apesar das dificuldades, conseguira realizar algumas viagens, com o privilégio de ter filho morando fora. Claro que ele teria que economizar para gozar as férias, assim fez, depois de tanto eu falar. Após anos de falatório, ele concordou em viajar. Eu fui primeiro, como uma forma de pressão. O esperei chegar depois de um mês. Ele afirmara para mim que, se meu marido fosse ele também iria. E assim aconteceu.

Exatamente no dia 30.04.2013 ele embarcou para a Holanda, saindo de São Paulo pela Cia. Klm. Dia 01 de maio, bem no dia do trabalhador, Noel Moreno Leite pisa pela primeira vez em um solo estrangeiro, na Holanda.

Eu e meu filho fomos buscá-lo. Ali estava uma pessoa simples, inteligente, que nunca pensava em si próprio. Desta vez o tempo era dele, só para ele. Noel olhava para as coisas, silencioso, com jeito de encantamento. Era um olhar diferente que nunca esquecerei. Ele ficou um mês entre Holanda e Itália, custo zero de hospedagem. Só gastávamos com alimento, transporte. Fomos em Milao, Veneza, outras cidades.

No final desta viagem ele estava diferente, desejando retornar. E assim programou uma nova viagem para a europa. Dois anos de economia e tudo estava pronto para mostrador o velho mundo para o filho menor. Faria uma viagem para diversos países em setembro de 2015

Infelizmente um trágico acidente em 02.02.2015 aconteceu com o Noel. Que pena, ele partiu para uma viagem eterna, onde eu irei também, mas não sei quando.

Hoje é 30.04.2015, um dia marcante para mim. Há 2 anos atrás eu estava ansiosa, esperando o avião chegar no início da manhã, em Amsterdam. Agora... só ficaram as lembranças, a tristeza de não tê-lo aqui comigo.

Saudades meu irmão.

Marina

dagazema@gmail.com